Detran.RJ divulga calendário do Dia D para atendimento a pessoas com deficiência

às

Em portaria publicada na última terça-feira (22/3) no Diário Oficial do Estado, o Detran.RJ divulgou as datas em que serão realizadas as edições do Dia D de 2022 – dias dedicados ao atendimento especial do público PCD.

Durante quatro dias do ano, o Detran.RJ disponibilizará mais acessibilidade a quem precisa realizar serviços de identidade, habilitação ou regularização de veículos. Em todas as unidades de habilitação e identificação civil do departamento, as pessoas com deficiência poderão, como nos últimos anos, requerer os documentos sem necessidade de agendamento. Alguns serviços também são oferecidos gratuitamente.

Os serviços veiculares são disponibilizados no posto Detran Acessível – PCD, o primeiro posto do Brasil exclusivamente voltado para o atendimento de pessoas com deficiência e idosos. Na unidade e nas Ciretrans, o público PCD também pode se inscrever no programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para pessoas que necessitam de carro adaptado. É oferecido, ainda, o curso Oficina Sob Medida, que ensina noções básicas de mecânica e elétrica de automóveis.

Seguem as quatro datas em que as pessoas com deficiência poderão realizar os serviços citados:

– 1/4/2022 – Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2/4/2022.

– 17/6/2022 – Em homenagem ao Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18/6/2022.

– 16/9/2022 – Em homenagem ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21/09/2022 e também à Semana Nacional do Trânsito, celebrada de 18/9 a 25/9/2022.

– 2/12/2022 – Em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – PCD e da Pessoa com Deficiência Física – PCDF, celebrado em 3/12/2022.

Crédito: Ascom Detran RJ

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias