O município de Itaboraí elegeu o ex-deputado federal Marcelo Jandre Delaroli, de 40 anos, para governar o município pelos próximos quatro anos. Delaroli, do Partido Liberal, foi eleito com 42.025 votos, que representam 39,30% dos votos válidos. O candidato da Coligação “Para Transformar Itaboraí”, que reúne nove partidos, é natural de São Gonçalo, tem 40 anos, é casado e formado em odontologia. Em 2016, Delaroli concorreu a prefeito em Maricá, obtendo a segunda colocação, mas acabou sendo considerado inelegível pela Justiça Eleitoral. Seu vice é o advogado Lourival Casula Filho, do PT, que já foi secretário de Desenvolvimento Econômico em Maricá, e também presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT) do município.
O ex-prefeito Sérgio Soares, do PROS, obteve 32.172 votos, e ficou na segunda colocação. Soares somou 30,09% dos votos válidos, seguido pelo atual prefeito, Dr. Sadinoel, do PP, em terceiro lugar, com 23.428 votos (21,91%), Joana Lage, do Podemos, na quarta colocação, com 7.223 votos (6,75%) e Edinho Oficial de Justiça (PMB), que conquistou 2.081, ou seja, 1,95% do total de votos válidos.
Marcelo Delaroli, antes um adversário político dos petistas em Maricá (em 2012 ele já havia perdido as eleições para prefeito para o ex-prefeito Quaquá), se aliou ao Partido dos Trabalhadores para alavancar a sua candidatura. A promessa foi implantar em Itaboraí projetos importantes, como o transporte gratuito para a população, o famoso Vermelhinho, umas das experiências de sucesso de Maricá.
Festa da vitória
Na festa da vitória, no final da noite de domingo, Delaroli discursou em cima de um carro de som, ao lado do vice, Casula, no Centro da cidade. Ele agradeceu aos eleitores, a família e ao apoio de Casula, afirmando que era dia de festejar, “mas de agradecer também”. A seguir, falou de seus compromissos com a população de Itaboraí: “É hora de colocar em prática tudo que nós pregamos. Nós temos agora a responsabilidade com essa cidade, fui eleito gestor para trabalhar por ela, e nós vamos começar esse trabalho amanhã mesmo”, disse, acrescentando que “vamos fazer um governo com igualdade para todos”. O novo prefeito de Itaboraí vai administrar um orçamento de cerca de R$ 650 milhões em 2021.