A secretaria municipal de Assistência Social realizou o I Fórum da Primeira Infância e o lançamento do Serviço em Família Acolhedora, nesta quinta-feira (22), no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura, na Praça Cruzeiro. O evento com a presença de representantes de várias organizações governamentais, não governamentais e demais segmentos da sociedade civil de Rio Bonito. O Fórum promoveu palestra, debate e roda de conversa com o objetivo de propor ações intersetoriais para manter os direitos das crianças e dos adolescentes.
O Primeira Infância, desenvolvido pelo Governo Federal, tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, por meio de visitas domiciliares voltadas para o fortalecimento de vínculos, estímulo ao desenvolvimento infantil e potencialização da capacidade protetiva das famílias. O programa, realizado pelas equipes dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), é voltado especificamente para as crianças de 0 a 6 anos, para que elas tenham um acompanhamento mais adequado e um desenvolvimento mais saudável.
Família Acolhedora – O Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) é um serviço do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que possibilita cuidado temporário, em casas de famílias acolhedoras, para uma criança, adolescente ou grupo de irmãos que no momento não podem permanecer na sua família de origem. Essas famílias são selecionadas e recebem capacitação específica para oferecer atenção adequada para cada criança e adolescente que permanecer sob seus cuidados, proporcionando uma experiência de segurança e afeto em um momento difícil de suas vidas, até que possam retornar para sua família de origem ou, quando isso não for possível, ser encaminhada para adoção. A criança e/ou adolescente (na casa da família acolhedora) e sua família de origem são acompanhados por assistentes sociais e psicólogos durante todo o processo.
Mais informações podem ser obtidas com a equipe técnica do serviço que funciona no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – Travessa B. Lopes, 80 – Centro.
Texto: Denilson Santos