Mais de 800 crianças de Tanguá e Itaboraí se divertiram com o Lona na Lua. “A Caixa que Conta” é o nome do espetáculo infantil que está encantando toda a região. Nos meses de Julho e Agosto, a trupe desembarcou em Tanguá e Itaboraí para quatro apresentações, atingindo um público de crianças com idades entre três e dez anos, das escolas municipais Padre Thomas Pieters (Tanguá) e Neusa da Silva Salles (Itaboraí).
Leia também: Trânsito no Centro de Rio Bonito passa por mudança temporária
A iniciativa, que é uma realização do Governo Federal e Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, é mais um projeto desenvolvido pela Associação Cultural e Social Lona na Lua, que tem como objetivo fomentar a arte em toda a região. Segundo a produtora Zaira Miranda, a ação é importante porque promove a democratização do acesso à cultura em escolas públicas: “O Lona na Lua existe para transformar territórios. Acreditamos na força da arte, principalmente dentro das escolas, pois isso estimula o desenvolvimento das crianças beneficiadas pela ação.”
Para Larissa Novais, professora e especialista em Gestão Cultural, a arte tem um papel fundamental no processo de desenvolvimento de territórios: “Projetos como esse estimulam o surgimento de cidadãos críticos e cientes de seus direitos. É o fortalecimento da autoestima comunitária em sua essência, levando para dentro de escolas públicas oportunidades para todos e garantia de direitos.”

Siga as redes sociais do Jornal Folha da Terra, clique aqui!