Profissionais da Educação Inclusiva de Casimiro de Abreu estiveram esta semana em Rio Bonito para conhecer o trabalho que está sendo realizado pelo Centro de Atendimento Especializado em Educação e Saúde (CAEES) e pelo Departamento de Educação Inclusiva, ambos ligados a secretaria de Educação. Além do processo de legislação para criação de um centro nos mesmos moldes no município vizinho, os educadores também puderam conhecer o espaço do CAEES.
“Temos interesse público tanto do nosso prefeito, quanto da nossa secretária de Educação. O que mais me impactou nessa visita foi a sala de estimulação precoce, que não tínhamos pensado inicialmente em implantar. Ela é de extrema importância em nossa realidade, além de abranger também alunos que não estão matriculados na rede. Uma ideia que levarei para nossa gestão”, afirmou Edilane Mendonça, psicóloga e representado da Educação Inclusiva do município de Casimiro de Abreu.
Antes de se tornar um Centro de Atendimento, o CAEES era conhecido como Centro Educacional José Reis, o qual abrigava os alunos com necessidades especiais dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Agora, todos os alunos que possuem algum tipo necessidade, além de serem atendidos no espaço, eles também estão inseridos nas escolas municipais. O recém-inaugurado espaço do CAEES conta com um espaço amplo e salas bem equipadas, e oferece atendimento individual e diferenciado para cada tipo de necessidade dos alunos da rede municipal, como também para qualquer morador da cidade e região.
A diretora do CAEES, Renata Borba, explica que através desses atendimentos necessários, os alunos com alguma necessidade conseguem evoluir pedagogicamente e aprender de maneira significativa.
“Nós conseguimos ver como os nossos alunos estão crescendo e como os demais alunos conseguem conhecer esse público, interagir e ver que há crianças com deficiências com limitações, mas que são crianças também como eles. E assim, eles começam a crescer também como pessoas. É muito interessante ver o trabalho da inclusão, e os pais verem que seus filhos são capazes de conquistarem seus espaços também como as crianças sem deficiência ou limitação”, explica a diretora.
Já a Diretora do Departamento de Educação Inclusiva comemoro esse movimento das cidades da região em buscarem as referências e boas práticas de implementação de programas e serviços em outros municípios.
“É muito gratificante, como equipe do CAEES e do Departamento de Educação Inclusiva, ver que outros municípios querem buscar referências para construir um centro nos moldes que temos aqui. Queremos incentivar todas as cidades vizinhas a terem um CAEES igual ao nosso”, afirma Aline Alves.