Feira das Profissões atrai milhares de pessoas para Itaipuaçu, Maricá

às
tb

A Prefeitura de Maricá encerrou no sábado (06/05) a segunda edição da Feira das Profissões, com palestras sobre “Trabalho, Diversidade e Inclusão” e “Tecnologia e Políticas Públicas: Mosaico de Aplicativos”. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Maricá), iniciou na quinta-feira (04/05) e reuniu mais de quatro mil pessoas diariamente na Lona Cultural de Itaipuaçu, em Itaipuaçu, com estandes de empresas públicas e privadas, de instituições de ensino técnico e universitário, além de oportunidades de emprego e cursos em diversas áreas.

Na primeira palestra, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Magnun Amado, o vereador Marcus Bambam, e a representante da Bell Tecnologia, Ana Maia, palestraram sobre o tema “Marketplace: o app de compras e serviços com moeda social”. A ferramenta hospedará um site e um aplicativo onde será possível anunciar produtos e serviços e realizar transações usando a moeda social Mumbuca. O objetivo da nova plataforma é fortalecer a economia local, garantindo que as riquezas produzidas pelo maricaense fiquem na cidade, potencializando a economia circular.

O subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Magnun Amado, destacou que a feira mostra à população os atuais e futuros serviços disponíveis para uso em Maricá. “Estamos muito orgulhosos em participar da criação das ferramentas que auxiliarão e darão destaque aos nossos empreendedores. Um ambiente de comunicação e conscientização que insere os trabalhadores e a nossa população”, afirmou.

O vereador Marcus Bambam disse que a plataforma vai refletir também no mercado de trabalho do município e aumentar a visibilidade dos trabalhadores locais. “Hoje estamos apresentando uma ferramenta que vai dinamizar a economia local. Com ela, certamente veremos empresas crescerem e abrirem mais postos de emprego no município”, destacou.

Já no segundo bloco, o secretário de Transportes, Douglas Paiva, e a representante da Algoritec Tecnologia, Maria Luiza Medeiros Pacheco, apresentaram o aplicativo “Mumbucar”, de exclusividade para taxistas, e que tem a finalidade de fomentar a economia da cidade.

“Nesse aplicativo, criando junto com a Codemar, será possível receber pela moeda social Mumbuca e também pelos meios tradicionais de pagamento, como dinheiro, crédito, débito e pix. O aplicativo seguirá ainda, as regras de transporte de Maricá e valorizará os taxistas do município, que perderam clientes com a criação de novos aplicativos de corrida”, disse secretário de Transportes, Douglas Paiva.

Moradores aprovam a Feira das Profissões

Ao longo dos três dias, a feira teve workshops, sorteios de brindes, debates e palestras sobre a situação do mercado de trabalho e para os empreendedores de Maricá. Os visitantes, que aproveitaram para conhecer os estandes, destacaram a importância da feira na região de Itaipuaçu. “Sou artesã e adorei poder conhecer essa grande feira, ter contato com os artesanatos, com as universidades e secretarias. E tudo isso perto da minha casa”, disse a moradora de Itaipuaçu, Carla Menezes.

Osilene Fernandes, moradora do mesmo bairro, se encantou com os estandes que apresentavam as trilhas e com as palestras sobre o novo sistema que será lançado para compras com as mumbucas. “Maricá é uma cidade bonita e com uma gestão que vai disponibilizar um site e aplicativo onde eu vou poder comprar produtos, serviços e realizar transações usando as minhas mumbucas. Isso é só aqui mesmo!”, comemorou.

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias