Forte chuva, com vento, atinge região metropolitana de SP. A cidade de São Paulo ficou em estado de atenção para alagamentos, devido à fortes chuvas da última quarta-feria(6), de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo.
Por volta das 17h, já havia pontos de alagamento na capital e em cidades vizinhas, como Osasco e Carapicuíba. Segundo boletim da Enel, às 17h30 havia 64.044 imóveis sem luz na Grande São Paulo. Às 20h30, eram 43.832.
Entre as 15h50 e as 17h09, o Corpo de Bombeiros registrou seis chamados para queda de árvores, ocorridas em locais como Guaianases, na Zona Leste da capital, Osasco e Barueri. Não houve acionamentos para desabamentos. Foram registrados 15 chamados para enchentes, com incidentes em Osasco, Barueri, Perus e São Domingos.
Em Carapicuíba, na Grande São Paulo, uma pessoa está desaparecida e está sendo procurada. “Durante a chuva, uma pessoa tentou atravessar uma via alagada e foi arrastada pela enxurrada em Carapicuíba, pela Avenida do Cadaval”, afirma a nota da Defesa Civil estadual.
Desde as 16h, a circulação de trens está interrompida entre as estações Jaraguá e Caieiras, da Linha 7-Rubi da CPTM. Até que o nível das águas abaixe, a operação ocorre em dois trechos: entre Caieiras-Jundiaí e Jaraguá-Rio Grande da Serra, informou a companhia, em nota. O sistema Paese foi acionado.
De acordo com a CET, às 17h30, foram registrados 1.015 km de congestionamento; às 18h, eram 1.205 km. O recorde de trânsito do ano é de 9 de agosto, às 19h, quando a cidade atingiu 1.510 km de engarrafamento.
Alerta
A Defesa Civil do Estado alerta para chuvas de forte intensidade que atingirão todas as regiões do território paulista entre hoje (7) e sexta (8). Os níveis de acumulados de chuva poderão variar entre “alto e muito alto”.
Nas regiões de Marília e Presidente Prudente os níveis estarão alto. Já na Capital, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Regiões de Itapeva, Sorocaba, Campinas, Baixada Santista, Litoral Norte, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos, Franca e Ribeirão Preto os níveis de acumulados de chuva serão muito altos. Atenção especial para as Regiões de Bauru e Araraquara, pois os níveis serão ainda mais elevados.
Essas chuvas poderão vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo. Este alerta é devido à passagem de uma frente fria pela costa da região sudeste, a qual criará condições para pancadas de chuva forte, além de condições para temporais.
Diante deste cenário, o Governo de São Paulo irá instalar a partir das 8h desta quinta-feira o gabinete de crise para garantir a pronta resposta à população em caso de emergência causada pelas chuvas previstas para estes dois dias, em todo estado. As Agências Reguladoras do Estado de SP, concessionárias de energia elétrica e abastecimento de água terão um representante no gabinete, permitindo uma comunicação mais ágil e ações mais efetivas de monitoramento e controle.
Crédito:g1