No próximo dia 8 de novembro, mais de 50 pessoas, entre mulheres e homens que foram aprovados no concurso público da Prefeitura de Rio Bonito, realizado no primeiro semestre deste ano, para guardas civis municipais, iniciarão o curso de Formação Profissional através de uma parceria com a Guarda Civil Municipal de Tanguá.
Além disso, leia também:
Rio Bonito forma primeira turma do Empretec após 20 anos
O Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Tanguá foi publicado no Diário Oficial da Prefeitura de Rio Bonito do último dia 18. Os concursados de Rio Bonito farão a capacitação no setor de Educação, Formação e Treinamento que a corporação do município vizinho possui.
Segundo a Guarda de Tanguá, “o setor de Educação, Formação e Treinamento da Guarda Civil Municipal de Tanguá, criado na atual gestão do prefeito Rodrigo Medeiros, tem se destacado pela excelência na capacitação técnica e científica, com foco em estratégias operacionais e na promoção de práticas modernas de segurança pública”.
O curso de Tanguá já contribuiu para a formação de homens e mulheres das Guardas Municipais de Maricá, Magé, Areal e outras cidades. Segundo o comandante da Guarda de Tanguá, Weslei Lopes, o treinamento dos futuros guardas de Rio Bonito contará com “uma abordagem prática e científica, priorizando a máxima efetividade nas ações de segurança pública”.
Lopes pontua que a formação em Tanguá promoverá uma união das forças de segurança das cidades vizinhas, o que pode contribuir para o combate à criminalidade.
“Oferecer esse treinamento para a Guarda Civil Municipal de Rio Bonito traz grandes vantagens. Primeiro a padronização dos protocolos operacionais. Como somos municípios limítrofes, esses protocolos ou ações de atendimentos, serão padronizadas. Segundo é a união das forças para que a cada dia possamos avançar”.
O comandante explica que desde o início da gestão do prefeito Rodrigo Medeiros, a GCM tem sido feito investimentos em conhecimento.
“Tanguá passou por um período, desde 2021, início da gestão do prefeito Rodrigo Medeiros, por um processo de reformulação estrutural e institucional, e por isso investimos muito em conhecimento, enviando agentes (para se capacitarem), e eles voltavam como agentes multiplicadores. A partir da criação do setor de educação da instituição, que está estabelecido e registrado, começamos a instruir outras instituições, inclusive com muito mais recursos que a gente, como Maricá, por exemplo”, explica o comandante da Guarda.
Para o Secretário de Segurança e Ordem Pública de Rio Bonito, Rogério Góes, mais guardas na cidade significa melhor qualidade de vida para a população.
“A formação de 56 guardas municipais no município de Rio Bonito além de ser uma excelente notícia para nossa cidade, é um marco histórico e trará vários benefícios para a segurança pública local, como a proteção dos direitos humanos, prevenção da violência, patrulhamento preventivo, colaboração com a comunidade e no desenvolvimento de ações integradas. Esses pontos positivos demonstram que a formação de mais guardas civis municipais em Rio Bonito é um passo importante para modernização e melhora na segurança e na qualidade de vida da população de nosso município”, analisou Góes.
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.
[…] Concursados para Guarda Municipal de Rio Bonito se formarão em Tanguá […]