Dona Irene Pereira se tornou a primeira cidadã maricaense centenária a ser vacinada contra a Covid-19, aos 102 anos de idade, fora de instituições de longa permanência. A idosa, moradora do bairro Itapeba, em Maricá (RJ), se emocionou ao receber a primeira dose da vacina em casa.
“Sou grata por tanto carinho que eu recebi. Eu espero que todos alcancem o que eu estou alcançando porque todos necessitam”, disse dona Irene.
A vacinação em idosos acima dos 100 anos de idade e que não vivem em instituições de longa permanência, começou nesta quarta-feira (3). Inicialmente, as doses são destinadas a 15 pessoas que estão recebendo uma visita da equipe da Secretaria de Saúde diretamente em casa.
Essas pessoas foram previamente selecionadas já que tinham um acompanhamento nas unidades de saúde e foram identificadas pela Prefeitura.
Maria Diniz que é a cuidadora de Dona Irene, conta que agora se sente aliviada.
“Hoje é um dia muito especial porque ela foi vacinada, eu estou mais tranquila. Eu andava muito preocupada por causa da idade dela, 102 anos. O sentimento agora é de gratidão a esse Deus maravilhoso”, contou a cuidadora.
A orientação do município é que o restante da população aguarde a chegada de novos lotes. Por enquanto, não é necessário ir aos postos de saúde tentar se cadastrar ou agendar a vacinação para Covid-19.
Desde o início da vacinação, no dia 19 de janeiro, 1.470 pessoas dos grupos prioritários já receberam a vacina contra a Covid-19 em Maricá, sendo eles 1.258 profissionais de saúde, 45 indígenas, 151 idosos moradores de instituições de longa permanência e 16 pessoas que vivem em residências terapêuticas inclusivas institucionalizadas.
A Secretaria de Saúde já separou frascos para aplicar a segunda dose em parte deste público.
Ao todo, a cidade recebeu um total de 5.580 doses das duas vacinas, sendo 4.540 da CoronaVac e 1.040 da AstraZeneca.
O município contabiliza, até o último boletim divulgado nesta quarta-feira (3), 10.375 casos de Covid-19 e 234 óbitos pela doença.
Fonte: g1.globo.com