A eleição suplementar em Iguaba Grande, que ocorre neste domingo (2), levará 22.711 mil eleitores às urnas. Cinco candidatos disputam a eleição. São eles, Jeffinho (PTC), Miqueias Gomes (MDB), Rodolfinho Pedrosa (PR), Suboficial Washington Tahim (PSL) e Vantoil Martins (PPS).
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), 89 urnas serão disponibilizadas, sendo 16 de contingência. O TRE-RJ informou que as urnas serão distribuídas aos locais de votação no domingo de manhã. Em toda cidade, existem 15 locais de votação que englobam as 73 seções eleitorais do município.
Eleição suplementar
A cidade terá eleição suplementar por causa do indeferimento dos registros da chapa eleita em 2016: a prefeita Ana Grasiella Magalhães (PP) e o vice Leandro Coutinho (MDB). Grasiella é nora do ex-prefeito Oscar Magalhães, que renunciou ao cargo em 2012. Ela teve a candidatura indeferida.
O TRE-RJ entendeu que a eleição dela configurava o exercício de terceiro mandato consecutivo na chefia do Executivo municipal pelo mesmo grupo familiar, o que é vedado pela legislação eleitoral.
Como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a decisão, as eleições suplementares chegaram a ser marcadas para outubro de 2018. Porém, uma liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski suspendeu o pleito.
Em março de 2019, a 2ª Turma do STF confirmou o indeferimento do registro da chapa vencedora para os cargos de prefeito e vice em 2016, autorizando a realização das novas eleições, conforme disposto no artigo 224, §3º, do Código Eleitoral.
Fonte: G1/Região dos Lagos