Infestação de caramujos africanos em bairro de Cabo Frio

às

Uma infestação de caramujos africanos está preocupando moradores do bairro Portinho, em Cabo Frio. Para eles, o problema tem relação com terrenos abandonados que, além de estarem com mato alto, têm acúmulo de lixo e entulho.

Além dos caramujos, os terrenos baldios também atraem outros tipos de pragas como ratos, e contribui para a proliferação de mosquitos, que podem causar doenças para as pessoas e animais.

O descaso em um terreno que fica na Rua Alice Torres está tornando a vida de uma moradora, que não quis ser identificada, um pesadelo. O local fica ao lado da casa dela e os caramujos africanos que começaram a aparecer e invadir o quintal dela, de onde foi removida uma pá cheia dos moluscos.

Além do problema no Portinho, a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, informou que existem outras duas ocorrências de surgimento de caramujos, um no bairro Jacaré e outro na Ogiva.

A coordenadoria disse ainda que com o período de chuvas de verão, as condições climáticas favorecem a sobrevivência do molusco.

Riscos à saúde – Os caramujos africanos podem transmitir, por meio do muco que produzem para se deslocar, verminoses conhecidas como angiostrongilíases. A contaminação também pode acontecer por meio da ingestão de verduras e hortaliças sujas com o muco do caramujo.

A Prefeitura reforçou que, apesar dos registros de casos nos bairros citados, não há registros da doença em Cabo Frio, até o momento.

Como descartar os moluscos – A orientação para a população é nunca tocar nos caramujos sem luvas ou sacos plásticos nas mãos e realizar a higienização adequada das mãos e dos alimentos, após um eventual contato com o animal.

 

Fonte: Portal RC24H

Veja também

São 7.743 vagas em 17 cursos na modalidade semipresencial
às
Marco foi alcançado em apenas duas semanas, com operações de catarata e pterígio para os pacientes agendados
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias