A empresária e influenciadora Sarah Fonseca postou um relato em sua rede social dizendo ter sido vítima de racismo em uma padaria em Ipanema, na Zona Sul do Rio, nesta segunda-feira (7).
No post, Sarah conta que um funcionário do estabelecimento pediu que ela deixasse o local porque achou que ela estava “pedindo dinheiro ou perturbando ele”.
Ela disse que se sentiu humilhada com a situação.
“Eu fiquei em choque, me senti HUMILHADA na frente de todos! Eu não consigo descrever a raiva que eu to sentindo. Ele achou que eu estava fazendo o que? Por que eu deveria sair?”, diz a jovem.
“Já estou em contato com advogada e já estou fazendo o BO. Isso não vai ficar assim!”, disse.
O g1 tenta contato com a padaria.
Influenciadora diz que funcionário não se desculpou
Sarah conta que estava indo na padaria Baked Cake com o namorado, a mãe dele e o marido, que são Alemães, mas no meio do caminho decidiu voltar para casa porque estava com dor de cabeça. Ao chegar em casa, percebeu que tinha esquecido a chave e voltou à padaria.
Ela diz que ainda tentou questioná-lo, mas ele não se desculpou. Sem entender nada, todos, então, se levantaram para ir embora com ela.
Foi quando ela pediu que eles ficassem em um canto e continuou a discutir com o funcionário e começou a gravar a situação.
“Ele ficou sentado e não fez questão alguma de entender o problema ou pedir desculpa”, disse a jovem ao g1.
Ela diz que toda a cena foi testemunhada por outros clientes e que foi vítima de racismo.
“Um absurdo isso! A padaria não instruiu seu funcionário. Ele agiu por puro racismo comigo. Ou será que ele é instruído a tratar pessoas pretas dessa maneira? Ficou a dúvida. Se fosse uma pessoa branca se aproximando da mesa, ele não teria feito nada!”.
“E eu ainda perguntei pra ele: isso tudo só por que eu sou preta? Eu sou moradora da região. A cor da minha pele precisa definir minha atitude? Precisa mesmo definir quem sou? Inacreditável”.
Até a última atualização desta reportagem, o post já tinha sido curtido por mais de 121 mil pessoas.