Com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, foi realizada, nesta quinta-feira (13/07), a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, no Rotary Club, localizado no Centro. O evento reuniu 150 pessoas e contou com palestra e debates acerca de assuntos relacionados à temática. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS), por meio do Conselho Municipal de Assistência Social de Itaboraí.
Para compor o dispositivo, foram convidados os secretários municipais de Governo, Pedro Ricardo Queiroz; de Desenvolvimento Social, Marcos Araújo; de Habitação e Serviços Sociais, Sheila Rodrigues; a subsecretária de Desenvolvimento Social, Mariany Baldow; a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social e gestora do SUAS, Karine Tavares; a palestrante Natália Guimarães Farias; e a secretária de Assistência Social de Tanguá, Hezimara Duarte.
Representando o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, o secretário municipal de Governo, Pedro Ricardo Queiroz, destacou a importância da realização dessa conferência para quem precisa utilizar os serviços oferecidos pela SEMDS.
“A participação é muito importante para a definição das políticas públicas que vão continuar sendo feitas para aqueles que mais precisam. Agradeço a equipe da secretaria que preparou com muito carinho cada espaço dessa conferência para que as pessoas tivessem a melhor condição de pensar, discutir e raciocinar, porque o que vai sair daqui é muito importante. O olhar do governo, que é o olhar do nosso prefeito, é para as pessoas. O nosso trabalho é para as pessoas e a ação social representa isso na sua forma completa. E que a gente saia daqui com grandes resultados para aqueles que mais precisam”, expressou o secretário Pedro Ricardo Queiroz.
Essa 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Itaboraí teve como principal objetivo avaliar a política da assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Vale destacar que as conferências possuem caráter deliberativo, desta forma, o que é definido nesses eventos tem extrema relevância pública e deve ser considerado pelos gestores das políticas e pela sociedade civil.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcos Araújo, agradeceu a equipe por todo esforço para fazer com que essa edição da conferência acontecesse e ressaltou que todos os equipamentos da SEMDS trabalham em função da população.
“Para a transformação acontecer é necessário um conjunto de fatores, então só tenho a agradecer ao governo por todas as ações. Essa conferência vai dar um rumo para o que nós vamos fazer no próximo ano e essa semente que será plantada aqui, vai ser de suma importância para a ponta, porque tenho certeza que todos nós que estamos na assistência, trabalhamos para aquelas pessoas que mais precisam. Então nós temos que fazer acontecer e temos que fazer com que a cidade cresça, atendendo bem o contribuinte sempre, porque nós trabalhamos em função deles”, finalizou o secretário Marcos Araújo.
Além da palestra magna sobre a reconstrução do SUAS, nesta conferência destinada a trabalhadores da Assistência Social, usuários dos serviços, entidades da sociedade civil e demais secretarias municipais, cinco grupos temáticos foram organizados para debater e elaborar propostas para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Após as discussões, uma plenária foi montada para a apresentação e votação das propostas elaboradas por esses grupos anteriormente montados.
As temáticas debatidas foram: Financiamento; Controle Social; Articulação entre segmentos; Serviços, Programas e Projetos; e Benefício e transferência de renda. Ainda durante a conferência, oito delegados foram eleitos para representar o município na Conferência Estadual, que deverá acontecer até o dia 16 de outubro.