Lavagem de escadaria é impedida em igreja de Maricá

às
Screenshot_6

Um verdadeiro impasse religioso se formou no último sábado (14), na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, em Maricá. A tradicional ’24ª Lavagem da Escadaria: Um pedido de Paz ao Mundo’ não pode acontecer após o padre da igreja, Max Celestino Sales de Almeida, através de ofício, dizer que “não sendo uma atividade cristã, não poderá ser realizado nas escadarias da Matriz, já que tal atividade religiosa não condiz com a fé cristã católica”.

 

Os participantes do evento realizaram um cortejo e fizeram a lavagem da calçada da Paróquia, ao invés da escadaria.

Indignação

Organizador do evento, Antônio Jonas Chagas, o Pai Liminha (Babalorixá Jonas de Jagun), que preside a Fonte para Orientação Religiosa das Matrizes Africanas (Forma), disse que a Secretaria “nos deu um apoio externo”, mas o padre Max Celestino “colocou um portão para impedir o acesso ao degrau da escadaria. É caso de intolerância religiosa”, ressaltou Chagas, destacando também a existência de um outro documento, redigido em 2006, pelo falecido padre Manuel Rodrigues da Cruz, da mesma paróquia. No texto, destaca-se a permissão da lavagem da escadaria da Matriz de Nossa Senhora do Amparo. No ofício, o padre Manuel ia além: “Se estiver livre, poderei abençoar com água benta todos os presentes”.

Chagas acrescenta que, em anos anteriores, já ocorreram eventos de lavagem da escadaria, com participação de famosos, como, por exemplo, a falecida cantora Beth Carvalho – “sem atrapalhar o prosseguimento das missas”.

Lei

Em nota, a Prefeitura de Maricá informou que a Coordenadoria de Assuntos Religiosos encaminhou ofício ao Padre Max Celestino Sales de Almeida, pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, solicitando “esclarecimento pela não abertura do portão no último sábado (14), quando aconteceria a ‘24ª Lavagem da Escadaria: Um pedido de Paz ao Mundo’”:

“A Lavagem da Escadaria da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo foi inserida no calendário oficial de eventos do município a partir da promulgação da Lei nº 2512/14 e conta com apoio da Prefeitura”.

O município reitera que, ainda de acordo com a Coordenadoria de Assuntos Religiosos, a Forma apresentou um documento, de novembro de 2006, em que a mesma Paróquia declarou, na época, “não se opor ao desenvolvimento Cultural nas Artes dos Folclores Afros Brasileiros, em especial a Lavagem da Escadaria”.

A assessoria de comunicação da Arquidiocese de Niterói – que representa as igrejas católicas de Maricá – disse que “a Igreja Católica sempre prezou pelo diálogo inter-religioso. E deseja, junto aos irmãos de todas as confissões cristãs e não cristãs, a paz ao mundo”. Acrescenta ainda que, “unida a todas as paróquias do mundo e a todas as religiões, a Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, no dia 1º de janeiro – Dia Mundial da Paz -, reafirmou seu compromisso de construir a paz tão necessária em nosso mundo de hoje”.

 

 

 

Fonte: Jornal A Tribuna

Veja também

A expectativa é que o acordo entre em vigor hoje quarta-feira (27) e que ele dure dois meses.
às
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias