Se ‘quem casa, quer casa”, o Imperator – Centro Cultural João Nogueira -, localizado no Méier, o maior centro cultural da zona norte do Rio, e uma das maiores do país, já se transformou em uma das casas do Lona na Lua. No último dia 8 de dezembro, o grupo de teatro do projeto social que tem sede em Rio Bonito e Tanguá, se apresentou em mais um palco de respeito no Rio de Janeiro e encenou uma adaptação do clássico de Martins Pena “Quem Casa Quer Casa” para um público de 700 pessoas.
Para o fundador e diretor do Lona na Lua, Zeca Novais, a apresentação no Imperator foi um divisor de águas. “É um momento muito especial na história do Lona na Lua. Já tivemos muitas apresentações importantes, mas essa é um divisor de águas na história de nossa instituição”.
E ele ainda falou sobre a receptividade do público com os artistas. “Mais de 700 pessoas presentes. O Imperator estava lotado. O público nos recebeu com muito carinho. Nos sentimos literalmente abraçados numa das maiores casas de espetáculo do Brasil”.
Nascido em Rio Bonito, o Lona na Lua ensina teatro, música, dança, circo e cinema há 13 anos e já formou muitos artistas ao longo de sua história. E por conta da excelência do trabalho que realiza com crianças e adolescentes, dando uma nova perspectiva para o futuro delas, há alguns anos o projeto social tem parcerias com instituições importantes, dentre elas com o Ministério Público do RJ e o Criança Esperança.
Para Zeca, essas parcerias “demonstram a força e o impacto que a instituição vem gerando na sociedade com a qualidade social”, mas também exprimem o valor do “trabalho artístico de jovens que chegaram aqui com 12, 13 anos de idade e são formados pelo Lona na Lua, e que também merecem espaço nos grandes centros de arte do país”.
Segundo o fundador, 2023 ainda promete muitas surpresas e apresentações geradas pelo sucesso que o Lona vem fazendo fora da região Rio Bonito e Tanguá.
“Esse é só o começo. Encerramos 2022 sentimos o gostinho dessa apresentação histórica no Imperator e agora queremos mais. E os convites para 2023 estão chegando. Em breve vamos divulgar. Seguiremos mostrando para todo o país o que essa ‘meninada’ talentosa e curiosa é capaz de fazer. Mas, a população de Rio Bonito e região, que sempre acreditou em nosso trabalho, pode esperar: As novidades são muito especiais. E vocês fazem parte dessa história.
Lívia Louzada