Após cinco meses, o asfaltamento das principais ruas do Centro de Rio Bonito chegou ao fim no último dia 8. Segundo informações da Secretaria de Obras, essa foi a primeira etapa de serviço que acontece em parceria com o estado através do projeto ‘Asfalto Presente’. A segunda etapa, ainda de acordo com o órgão, deve começar nos próximos dias contemplando 51 ruas de diversos bairros. Basílio, Parque da Luz, Parque das Acácias, Mangueira, Bosque Clube, Boa Esperança, Rio do Ouro, Mangueirinha, e Monteiro Lobato receberão asfalto nessa fase.
Além desses bairros, Cajueiro, Viçosa e Jacuba também devem ser contemplados, mas em um outro momento. O secretário de Obras de Rio Bonito, Paulo Moraes, explica que esses bairros ganharão “drenagem e pavimentação com asfalto”, através do projeto ‘Somando Forças’, mas como o processo ainda está em fase de licitação, ele estima que o serviço deve começar em 60 dias.
Primeira etapa
De acordo com Moraes, “foram cinco meses de execução do serviço, 6km de pavimentação com massa asfáltica de espessura de 6 cm compactada”. Cerca de 15 ruas do Centro da cidade receberam a melhoria, que ainda deve se estender por quase toda cidade. Paulo explica que a parceria com o estado, através do ‘Asfalto Presente’ tem prazo de 12 meses com possibilidade para renovação por mais 12.
“Queremos melhorar a qualidade de vida das pessoas, levantar a autoestima da população. Temos que embelezar a cidade também para o turismo. Muitas pessoas disseram que estamos pensando só no Centro, e isso não é verdade, estamos partindo para o interior agora. Estamos fazendo um serviço que há muitas anos não era feito, e estamos fazendo para durar pelo menos uns 10 anos”, disse Paulo.
Prazo de validade
Um dos principais questionamentos dos riobonitenses com a obra foi a raspagem feita no asfalto já existente para aplicação da nova pavimentação. Segundo o engenheiro da empresa responsável pela execução, Mário Monteiro, o asfalto possui prazo de validade, e as ruas já tinham esse prazo expirado.
“No Brasil, a durabilidade do asfalto, em média, é de 8 a 12 anos. O asfalto de Rio Bonito tinha em torno de 16 anos. No Brasil, devido ao clima, sol e chuva, pode durar em torno de 6 anos. Nessa rua (se referindo a Rua Capitão Jorge Soares), o asfalto já apresentava alguns defeitos, como fissuras e alguns buracos, então já é um indício de que o asfalto já está com a vida útil bem deteriorada”, explicou.
Sinalização
Segundo a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, a sinalização vertical, que seriam as placas, e a horizontal, a pintura nas vias, já começaram a ser feitas. Avenida Sete de Maio, Rua Dr. Mattos, Avenida Martinho de Almeida e Avenida Manuel Duarte, no trecho do bairro Bela Vista, já receberam as instalações. As demais ruas devem voltar a receber o serviço dentro dos próximos dias, segundo a secretaria.
Lívia Louzada