Segundo Edimar, que é morador da Reta, ele nunca teve um imóvel próprio e atualmente mora com o filho, no mesmo bairro. Ele foi contemplado com o apartamento 101, do bloco 1, e conheceu as dependências do imóvel.
“Cheguei cedo, por volta das 8h e não acreditava que seria sorteado, ainda mais sendo o primeiro. Fiz a inscrição há mais de três anos e ser sorteado foi uma grata surpresa. É um sonho ter uma moradia com tudo direitinho e não depender mais de favor de ninguém, ainda mais nesta idade avançada”, disse.
As famílias aptas para o sorteio foram recebidas por servidores das secretarias municipais de Habitação e Serviços Sociais, Meio Ambiente e Urbanismo, Desenvolvimento Social, Procuradoria, Cultura e Trabalho e Renda, que realizaram a coleta dos dados dos candidatos, onde tiveram seus nomes inseridos numa urna lacrada.
Representando o prefeito Marcelo Delaroli, o secretário municipal de Governo, Pedro Ricardo Queiroz, destacou o compromisso do Executivo municipal com a população em zerar a fila por moradia na cidade. Por isso, ressalta ainda que o prefeito tem buscado junto ao governo estadual, a incorporação pelo Estado das obras do PAC de Itambi, que estão paralisadas há mais de uma década.
“Hoje são 600 unidades. A previsão de conclusão dos próximos apartamentos é até junho. O importante não é só a entrega da casa própria, que é o sonho de toda família. Mas a comunidade irá receber uma escola modelo, que é o maior projeto do FNDE. A obra da Unidade Básica de Saúde também já começou. O governo está trabalhando para que, além das moradias com dignidade e qualidade, a gente tenha qualidade de vida para as pessoas, atendimento médico próximo e uma escola de qualidade. A gente quer transformar o conjunto num modelo não só para Itaboraí, mas para todo o Estado”, afirmou o secretário.
Ao todo, 1.851 candidatos estavam aptos a participar do sorteio, e tiveram seus nomes divulgados no Diário Oficial do Município do dia 31 de janeiro de 2023. Quem não foi sorteado neste sorteio, poderá participar dos próximos, pois as documentações já estão cadastradas no sistema da Secretaria Municipal de Habitação e Serviços Sociais.
Após o sorteio, cada beneficiário se dirigia até a mesa de cadastro para agendar a vistoria do apartamento, acompanhados do representante da construtora, e que acontecerá a partir do dia 6 de março. A assinatura do contrato e entrega das chaves só é feita após concluído este processo. A secretária municipal de Habitação e Serviços Sociais, Sheila Rodrigues, agradeceu a cada candidato que fez o cadastro e toda sua equipe, que se dedicou para buscar o melhor para cada família.
“Não é o sonho da casa própria só dos candidatos, é o sonho de todos nós. O governo do prefeito Marcelo Delaroli tem o dom da transformação e nós queremos, juntamente com todas essas famílias, transformar a vida de cada um da nossa cidade. A nossa secretaria está de portas abertas para toda a população. Quem não foi sorteado hoje, com certeza no futuro vai receber as chaves”, frisou a secretária.
As unidades habitacionais são construídas por meio de parceria entre os governos federal e municipal. Os imóveis de faixa 1 atendem famílias com renda de até R$1,8 mil e que já realizaram cadastro na Secretaria Municipal de Habitação e Serviços Sociais. Presente no sorteio, o secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, ressaltou a importância dos imóveis adquiridos pelos moradores de Itaboraí.
“Esses apartamentos vão trazer melhorias da qualidade de vida de todos os contemplados, que Deus abençoe esses lares e essas famílias. Hoje, muitos saem daqui alegres com seus apartamentos nas mãos, com a alegria e esperança de viver dias de prosperidade com as suas famílias”, comentou Hédio Mataruna, ao lado de secretários municipais e vereadores.
O empreendimento Residencial Viver Melhor Itaboraí conta com 3 mil apartamentos divididos em prédios de cinco pavimentos. Possui área de lazer com churrasqueira, salão de reuniões, quadra poliesportiva, área com brinquedo e estacionamento. O condomínio também conta com unidades adaptadas para pessoas com deficiência. Cada imóvel tem sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área de serviço.