Visando a qualificação dos profissionais que vão atuar no desenvolvimento do projeto MARAEY – complexo turístico que prevê a construção de hotéis internacionais, universidade de hotelaria, ciclovia e geração de milhares de empregos – Maricá lançou dois cursos profissionalizantes para os setores de construção civil e hospitalidade de alto padrão. Ao todo, 2.300 vagas serão oferecidas com a iniciativa, realizada em parceria com o MARAEY, Sistema Firjan/SENAI e ONU Turismo. Segundo a Prefeitura, os cursos são gratuitos e podem ter uma duração de até 2 anos.
Leia também: Vai até 31/10 o prazo para licenciamento anual de veículos com finais de placas 6, 7, 8 e 9
O prefeito, Washington Quaquá, comentou sobre a oportunidade de empregos que o projeto pode proporcionar aos maricaenses.
“Aqui em Maricá temos a economia das pessoas e das famílias, onde quem quer trabalhar e crescer na vida terá o apoio da Prefeitura. O MARAEY não se trata apenas de um empreendimento, mas de um motor de transformação social, com geração de milhares de empregos e qualificação profissional para nossa gente. É uma oportunidade histórica para consolidarmos uma nova matriz econômica na cidade”, afirmou Quaquá.
O primeiro curso, voltado para a construção civil, é desenvolvido com apoio técnico, pedagógico, logístico e financeiro da Prefeitura de Maricá e do Sistema Firjan/SENAI. Com uma duração entre quatro meses e dois anos, o programa vai incluir formações, com certificados ou diplomas de validade nacional, nas seguintes áreas: mestre de obras, técnico em edificações, almoxarife, assistente administrativo e secretariado.
Já o segundo será dedicado ao setor de hospitalidade e contará com a chancela da Ecole Hôtelière de Lausanne (EHL) – instituição suíça reconhecida como a melhor do mundo na área. As aulas serão presenciais, com metodologia interativa e instrutores treinados pela EHL. Os cursos terão duração de seis a dezoito meses e contemplarão cinco áreas: culinária, alimentos e bebidas, acomodação, administração e atendimento ao cliente.
O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Celso Pansera, adiantou que outras formações também serão ofertadas nos próximos meses.
“A chegada do MARAEY é uma grande oportunidade dentro da nova economia de Maricá. Queremos que os moradores estejam preparados, pois os cursos de construção civil começam já em fevereiro. Até setembro de 2026, também ofereceremos capacitações em hotelaria, com padrão de excelência e orientação de uma instituição estrangeira renomada, incluindo formação em serviços e línguas, especialmente o inglês”, disse Celso Pansera.
O CEO de MARAEY, Emilio Izquierdo, destacou o objetivo do projeto.
“Nosso objetivo vai além da formação integral do cidadão. Queremos gerar empregabilidade e construir um legado em que a educação seja motor de transformação, inclusão e desenvolvimento social, tornando MARAEY um celeiro de profissionais qualificados para atuar em qualquer empreendimento. A meta é criar empregos justos e seguros, dinamizando a economia local e abrindo portas para os moradores”, acrescentou Emilio Izquierdo.
O que é o MARAEY?
De acordo com a Prefeitura, o MARAEY é o empreendimento turístico-residencial mais inovador do Brasil. Localizado em Maricá, o projeto preserva 81% de sua área total de 840 hectares e vai abrigar a segunda maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) de restinga do Estado do Rio, além disso foi reconhecido como o melhor projeto de usos públicos do mundo e o melhor desenvolvimento sustentável da América Latina.
Ao longo dos seus primeiros 14 anos, MARAEY estima gerar mais de 56 mil empregos diretos e indiretos, com investimentos de R$ 11 bilhões e arrecadação de R$ 7,2 bilhões em impostos.
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.