Maricá recebe competição internacional de handebol de praia

às
marica

Maricá vai sediar duas competições internacionais de handebol de praia. A primeira começa nesta quinta-feira (20/04), a 1ª etapa do Circuito Brasileiro de 2023, que acontece até domingo (23/04). Em seguida, entre os dias 26 e 30, acontece a 1ª etapa do Global Tour Beach Handball, torneio da Federação Internacional de Handebol (IHF). As competições, que terão entrada gratuita, contam com apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), e acontecem, inicialmente, das 9h às 17h.

“Este evento vai movimentar e fomentar positivamente a economia da cidade em diferentes aspectos, tanto para o setor hoteleiro quanto para os bares e restaurantes. No âmbito escolar, queremos popularizar o esporte ainda mais na nossa cidade e, para isso, realizaremos oficinas com professores e alunos da rede de ensino, em que atletas da Seleção Brasileira vão ensinar técnicas para iniciação na modalidade, dando seguimento ao que começamos em setembro de 2022 durante o evento Maricá Capital Nacional do Handebol de Praia”, destacou o prefeito Fabiano Horta.

O evento acontece na Avenida João Saldanha, na Barra de Maricá, com participação das seleções do Brasil, Estados Unidos, Portugal, Argentina, México, Uruguai e Chile. “É muito importante receber eventos de grande porte na nossa cidade, eventos que vão ampliar a vivência que nossos alunos, tanto da rede municipal de ensino quanto dos nossos projetos socioesportivos, terão nas oficinas que serão realizadas com os atletas. Maricá só ganha!”, disse o secretário de Esporte e Lazer de Maricá, Carlos Vagner Frauches.

Jogador da Seleção Brasileira competição inédita para o país

Cinco vezes campeão mundial de handebol de praia no masculino e três no feminino, o Brasil vai disputar uma competição inédita para a modalidade: Global Tour. O especialista Bruno Carlos projetou o desafio. Bruninho, como também é conhecido, participou de todas as conquistas do Brasil no Campeonato Mundial, uma espécie de Copa do Mundo do esporte, sendo campeão em 2006, 2010, 2012, 2014 e 2018. O Brasil é o único país com cinco títulos na competição.

“É a nossa estreia em um Global Tour. Apesar dessa competição ter iniciado recentemente, é a primeira vez que estamos participando. Todo torneio novo tem um gostinho especial. Aqui, na capital internacional do handebol de praia, o foco é para obter mais um título para o Brasil. Já temos tanto, mas esse ainda não”, comentou Bruno Carlos.

Treinamento das equipes e fomento do turismo na cidade

Desde a última sexta-feira (14/04), o Brasil já treina com as equipes masculina e feminina nas areias da cidade carioca para o Global Tour. Os times fazem uma espécie de adaptação no município com duas atividades ao longo do dia.

“Estamos com uma recepção que foi muito calorosa. Toda estrutura apresentada de treino, alimentação e hospedagem proporciona a oportunidade de dar o nosso melhor dentro de quadra. Sentimento de alegria. Só temos que agradecer a todos pela força. Tenho certeza que será um sucesso, como foi em anos anteriores”, concluiu o especialista.

Maricá vem se consolidando como a capital do handebol de praia. No ano passado, o município sediou a Copa do Brasil Juvenil e Adulto, Campeonato Brasileiro de Seleções e também o Desafio Internacional, que, além do Brasil, teve Estados Unidos e Argentina.

O grande evento reuniu cerca de dez mil pessoas na altura da Rua 13, na Praia da Barra de Maricá, para assistir aos jogos, fomentando o turismo esportivo na cidade. O número de atletas profissionais, amadores e equipes técnicas nacionais e internacionais foi de 1,5 mil pessoas. Devido ao aumento do fluxo de turistas, a capacidade de hospedagem de hotéis e pousadas do município chegou a 95% dos leitos ocupados. Foram reservados 560 quartos nos hotéis e pousadas da cidade para as equipes técnicas dos times participantes.

Inscrições para participar do Circuito Brasileiro

As inscrições para a participação no Circuito Brasileiro estão abertas e a expectativa é de ter mais de 30 equipes inscritas no masculino e no feminino, nas categorias juvenil e adulto. A arena montada para a competição será a maior já vista em um evento da modalidade, com capacidade para cerca de 3.500 pessoas.

Veja também

Os brasileiros ainda não sacaram R$ 8,56 bilhões em recursos esquecidos no sistema financeiro até o fim de julho, divulgou nesta sexta-feira
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias