A partir de agora, os munícipes que pretenderem solicitar licenciamento para podar e/ou cortar árvores em Silva Jardim terão que incluir no processo de pedido o dia em que deverão realizar o serviço. Segundo a secretaria municipal de Meio Ambiente, a exigência é para que a Secretaria de Serviços Públicos e Manutenção possa se programar visando retirar de imediato o material cortado, a fim de que o mesmo não fique acumulado em calçadas, esquinas e terrenos baldios, por exemplo, como vem acontecendo.
A Secretaria informa, também, que os processos de solicitação de podas e cortes deverão conter mais detalhamento sobre as respectivas pretensões. Como os motivos, os objetivos e os riscos eventualmente apresentados pelas árvores para os requerentes. “Muitos processos se encontram parados exatamente por falta de informações técnicas como estas”, esclarece o secretário.
MUTIRÃO
A Secretaria realiza, ainda, um grande “mutirão” de atualização e resolução de processos que se encontram acumulados na mesma. O secretário informa que os interessados devem entrar em contato com o Setor para agendar os atendimentos. Eles serão recebidos por funcionários aos quais prestarão as informações necessárias a fim de agilizar o andamento dos mesmos. Segundo a Secretaria, há processos para serem resolvidos desde o ano de 2016, principalmente por falta das informações indispensáveis aos seus andamentos.
VAZAMENTO DE ÓLEO
Além disso, a Secretaria já está em entendimentos com a Transpetro a fim de firmar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para resolver a questão de um vazamento de óleo ocorrido no mês de outubro passado na localidade de Gaviões. “Vamos ver o que a empresa deverá fazer para retificar o problema”, adiantou o Secretário.