A Polícia Civil de Santa Catarina cumpre no Rio de Janeiro três mandados de internação provisória de menores, além de buscas e quebras de sigilo, em uma operação contra violência nas escolas do país. Ao todo, a polícia catarinense cumpre 10 mandados de busca e apreensão em 5 estados do país.
No estado do Rio, os policiais cumprem 3 mandados de busca e apreensão contra adolescentes que moram em Duque de Caxias, São Gonçalo e Barra Mansa. A reportagem apurou que esses menores já vinham sendo monitorados pela Polícia Civil do Rio e, inclusive, já haviam sido alvos, anteriormente, de mandados de busca e apreensão.
Em Duque de Caxias e São Gonçalo são cumpridos mandados de busca e apreensão. De acordo com a Polícia Civil, os alvos são pessoas que trocavam mensagem por rede social com o homem que atacou a escola em Blumenau.
Além do Rio, a polícia catarinense está em Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Pernambuco.
As ordens de internação são cumpridas nos seguintes locais:
PE – Recife;
SC – Blumenau;
PR – Curitiba e Guaíra;
RJ – Barra Mansa, Duque de Caxias, São Gonçalo;
SP – São Paulo (Capital), Itapira, São José dos Campos, Salto.
Os menores são investigados pela suposta prática de atos infracionais equiparados aos delitos de ameaça, incitação ao crime, apologia ao crime ou criminoso, associação criminosa, além de crimes previstos no Estatuto do Desarmamento.
As investigações tiveram início após o ataque na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, no Vale do Itajaí, em 5 de abril. Quatro crianças morreram e outras cinco ficaram feridas. O assassino foi detido.
As ordens judiciais da operação foram deferidas pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Blumenau, segundo o Ministério Público de Santa Catarina.
A operação foi batizada de Escola Segura e é comandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em Santa Catarina, a operação é coordenada pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e pelo Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos do MPSC (CyberGaeco).
Crédito: g1.globo.com
Foto: MPSC/Divulgação