Maricá promove inovação tecnológica em meteorologia aeronáutica remota

A inclusão da meteorologia aeronáutica no R-AFIS posiciona o Aeroporto de Maricá como o único no mundo a realizar esse tipo de operação remota.
às
foto destaque site - meteorologica
Foto: Prefeitura de Maricá

A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) iniciou, no Aeroporto de Maricá, nesta semana, a Prova de Conceito (Poc) do Serviço de Informação de Voo de Aeródromo Remoto (R-AFIS). O projeto permite o compartilhamento do Serviço de Tráfego Aéreo (ATS), de forma remota, além de serviços de meteorologia aeronáutica, feito inédito em aeroportos regionais.

Até então, apenas os serviços de Telecomunicações Aeronáuticas eram operados remotamente. A PoC é um teste para validar a eficácia dessa nova tecnologia.

A diretora de Operações da Codemar, Marta Magge, comentou sobre a inovação. “O sucesso dessa fase poderá consolidar Maricá como um modelo global de inovação na navegação aérea. Sob a supervisão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), unidade da Força Aérea Brasileira (FAB), Maricá se torna pioneira global ao oferecer operações meteorológicas totalmente remotas, utilizando câmeras de alta definição e sensores de última geração”.

Leia também: Casarão desaba no Centro do Rio, próximo à Central do Brasil

Foto: Allan Tavares

O sistema R-AFIS, com sua central localizada em Juiz de Fora (MG), em parceria com a empresa licitada AMD Services, fornecerá não apenas os serviços de Telecomunicações Aeronáuticas, mas também todos os parâmetros meteorológicos essenciais para garantir a segurança das operações aéreas no Aeroporto de Maricá.

A inclusão da meteorologia aeronáutica no R-AFIS posiciona o Aeroporto de Maricá como o único no mundo a realizar esse tipo de operação remota. Dessa forma, a Codemar se consolida como a primeira empresa a oferecer esse serviço.

O superintendente de Operações da Codemar, Isaac Nascimento, falou sobre a segurança que o projeto pode proporcionar. “Monitorar e reconhecer fenômenos meteorológicos adversos é essencial para garantir operações aéreas seguras e ampliação do Serviço de Tráfego Aéreo (ATS) fortalecendo a segurança operacional da navegação aérea no Brasil”.

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

A 29ª DP (Madureira) irá investigar como a criança foi deixada em um saco de lixo.
às
A criadora de conteúdo ainda afirmou que deseja se candidatar a presidente da república.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias