Morre lobo-marinho que apareceu em Niterói e Maricá

às

Após aparições nas praias de Maricá e Niterói, tendo sido resgatado por agentes da CTA por apresentar debilidade física, o lobo-marinho que encantou banhistas e moradores e fez sucesso nas redes sociais veio à óbito na última segunda-feira (2). O animal era um macho adulto da espécie Arctocephalus tropicalis, um lobo-marinho subantártico. Ele havia sido resgatado oito dias após sua última aparição em Niterói, na Praia de Camboinhas. A causa da morte está sendo investigada.

Desde sua primeira visita, o lobo-marinho vinha sendo monitorado por especialistas, como biólogos e veterinários, contando com apoio do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores do Maqua, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e da Guarda Ambiental.

“O animal, um macho sub-adulto, apresentava-se ativo, alerta e passava a maior parte do dia descansando na areia, comportamento normal para a espécie, a qual já foi descrita para a costa brasileira, com registros pontuais para o estado do Rio de Janeiro, durante o período do inverno brasileiro. Ao final do dia, o lobo-marinho retornava ao mar”, informou o CTA.

O animal demonstrou estar debilitado durante sua aparição em Maricá, sendo resgatado e levado para o Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD) de Araruama. Lá, foi constatado que o lobo-marinho não apresentava ferimentos, sendo iniciado um tratamento para hidratação e fortalecimento através de complexos vitamínicos. Segundo os veterinários que cuidaram do lobo-marinho, ele não se alimentava sozinho, comendo duas vezes ao dia com auxílio dos veterinários. Seu comportamento também era instável, alternando entre momentos de atividade e de descanso.

Na manhã da última segunda-feira (2), ele passou por uma coleta de sangue e um exame de raio-x como parte do acompanhamento de seu estado de saúde, porém, acabou vindo à óbito no fim do dia. Um exame foi realizado para averiguar a causa da morte e os resultados devem sair em até 30 dias.

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias