Morre lobo-marinho que apareceu em Niterói e Maricá

às

Após aparições nas praias de Maricá e Niterói, tendo sido resgatado por agentes da CTA por apresentar debilidade física, o lobo-marinho que encantou banhistas e moradores e fez sucesso nas redes sociais veio à óbito na última segunda-feira (2). O animal era um macho adulto da espécie Arctocephalus tropicalis, um lobo-marinho subantártico. Ele havia sido resgatado oito dias após sua última aparição em Niterói, na Praia de Camboinhas. A causa da morte está sendo investigada.

Desde sua primeira visita, o lobo-marinho vinha sendo monitorado por especialistas, como biólogos e veterinários, contando com apoio do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores do Maqua, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e da Guarda Ambiental.

“O animal, um macho sub-adulto, apresentava-se ativo, alerta e passava a maior parte do dia descansando na areia, comportamento normal para a espécie, a qual já foi descrita para a costa brasileira, com registros pontuais para o estado do Rio de Janeiro, durante o período do inverno brasileiro. Ao final do dia, o lobo-marinho retornava ao mar”, informou o CTA.

O animal demonstrou estar debilitado durante sua aparição em Maricá, sendo resgatado e levado para o Centro de Reabilitação e Despetrolização (CRD) de Araruama. Lá, foi constatado que o lobo-marinho não apresentava ferimentos, sendo iniciado um tratamento para hidratação e fortalecimento através de complexos vitamínicos. Segundo os veterinários que cuidaram do lobo-marinho, ele não se alimentava sozinho, comendo duas vezes ao dia com auxílio dos veterinários. Seu comportamento também era instável, alternando entre momentos de atividade e de descanso.

Na manhã da última segunda-feira (2), ele passou por uma coleta de sangue e um exame de raio-x como parte do acompanhamento de seu estado de saúde, porém, acabou vindo à óbito no fim do dia. Um exame foi realizado para averiguar a causa da morte e os resultados devem sair em até 30 dias.

Veja também

O acidente aconteceu após um voo de parapente no Parque da Cidade
às
Apresentação vai acontecer neste domingo (10)
às
Com eles, foram apreendidos 811 pinos de pó branco, 324 trouxinhas de maconha e 24 pedras de crack, segundo os policiais
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias