Um mutirão de cirurgias de catarata. Cerca de 70 cirurgias de catarata foram feitas, no último dia 25, em Rio Bonito, pelo Instituto de Oftalmologia Avançada (IOFT), no Hospital Regional Darcy Vargas. A ação filantrópica, faz parte do projeto da Prefeitura para diminuir a fila de espera pelo procedimento. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o município possui mais 400 moradores esperando. Por conta do mutirão, 20% desses pacientes que aguardavam, conseguiram realizar o procedimento nos olhos.
Uma das pacientes que operou no dia 25, foi a dona de casa, Joana Marina. Ouvida pela reportagem da Folha ao sair da cirurgia, contou que esperava pelo procedimento há quase cinco anos. “Tem quase cinco anos que estou planejando fazer essa cirurgia, mas nunca tive a oportunidade de fazer. Agora consegui e fui muito bem tratada”, disse ela com um sorriso no rosto.
Já a aposentada Erani Maria Franco, já havia feito a cirurgia em um dos olhos no ano passado, e desde então esperava a realização no segundo olho.
“Eu operei em outubro do ano passado uma vista, mas com a troca de prefeito, não foi feito nada (mais cirurgias de catarata), mas agora saiu, graças a Deus. Não esperava que fosse tão rápido assim”, disse a idosa antes de entrar para realizar o procedimento.
O administrador do hospital, Rodrigo Domingues, explica que para conseguir realizar as 70 cirurgias, foi feito também um mutirão de atendimentos pré-operatórios.
“Fizemos também um verdadeiro mutirão de atendimentos, até 60 pessoas em um dia, para organizar esse fluxo e conseguir realizar esse mutirão de cirurgias. Hoje estamos fazendo 20% da fila de espera de cirurgias de catarata. Isso é uma ação beneficente, sem onerar o hospital e a Prefeitura”, destacou.
A rapidez das cirurgias chamou a atenção de pacientes e acompanhantes, por isso, o presidente do IOFT, o oftalmologista Hugo Cristo, explicou como são feitos os procedimentos. Segundo ele, os pacientes são operados e em poucos minutos e já podem voltar para casa.
“A cirurgia de catarata acontece de uma forma rápida, segura e eficaz. O procedimento leva em torno de seis a 10 minutos, cada olho. A gente consegue ter um fluxo muito bom, pois temos uma equipe capacitada e experiente. Hoje marcamos 70 cirurgias, que foram feitas no hospital para ajudar a zerar essa fila de espera que é tão grande aqui em Rio Bonito. Se Deus quiser, esse será apenas nosso primeiro mutirão, faremos outros para zerar a fila”, garantiu ele.
Leia também: Jogos Estudantis de Rio Bonito 2025 começam com basquete

Siga as redes sociais do Jornal, clique aqui!
[…] às 15h08•1 comentário […]