O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, acompanhou nesta quarta-feira (17), o desembarque de uma nova remessa de equipamentos comprados na China, no Porto do Rio. São mais de 3.300 itens médicos, entre desfibriladores, aparelhos de ultrassonografia e ecocardiograma.
Os aparelhos fazem parte da renovação do parque tecnológico das unidades de saúde da Prefeitura do Rio e foram comprados no fim do ano passado, entre eles 726 respiradores, mais de mil monitores – equipamentos necessários para abertura de novos leitos de UTI – e 27 tomógrafos. Ao todo, a atual gestão investiu R$ 370 milhões na modernização das unidades da rede municipal.
Os novos equipamentos estão sendo instalados em todas as unidades. Além dos locais de referência para o tratamento do novo coronavírus, eles foram levados para outros hospitais, UPAs, CERs e clínicas da família. O prefeito Marcelo Crivella fez a entrega de aparelhos nos Hospitais Lourenço Jorge, na Barra, no sábado (13), e Pedro II, em Santa Cruz, nessa terça-feira (16). O Hospital Rocha Faria, em Campo Grande, recebe novos equipamentos nesta quarta-feira (17).
Os aparelhos foram comprados antes da pandemia, o que contribuiu para que a rede municipal estivesse preparada para enfrentar o novo coronavírus. Os tomógrafos, por exemplo, são essenciais para o diagnóstico precoce da pneumonia, um dos sinais da covid-19. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de cura tem o paciente, uma vez que o tratamento rápido e no estágio inicial da doença evita que o quadro se agrave. Cada tomógrafo tem capacidade para realizar 1.200 exames de imagem por mês. Os equipamentos em funcionamento já fizeram mais de 165 mil exames.