Novos equipamentos médicos chegam no Rio

às

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, acompanhou nesta quarta-feira (17), o desembarque de uma nova remessa de equipamentos comprados na China, no Porto do Rio. São mais de 3.300 itens médicos, entre desfibriladores, aparelhos de ultrassonografia e ecocardiograma.

Os aparelhos fazem parte da renovação do parque tecnológico das unidades de saúde da Prefeitura do Rio e foram comprados no fim do ano passado, entre eles 726 respiradores, mais de mil monitores – equipamentos necessários para abertura de novos leitos de UTI – e 27 tomógrafos. Ao todo, a atual gestão investiu R$ 370 milhões na modernização das unidades da rede municipal.

Os novos equipamentos estão sendo instalados em todas as unidades. Além dos locais de referência para o tratamento do novo coronavírus, eles foram levados para outros hospitais, UPAs, CERs e clínicas da família. O prefeito Marcelo Crivella fez a entrega de aparelhos nos Hospitais Lourenço Jorge, na Barra, no sábado (13), e Pedro II, em Santa Cruz, nessa terça-feira (16). O Hospital Rocha Faria, em Campo Grande, recebe novos equipamentos nesta quarta-feira (17).

Os aparelhos foram comprados antes da pandemia, o que contribuiu para que a rede municipal estivesse preparada para enfrentar o novo coronavírus. Os tomógrafos, por exemplo, são essenciais para o diagnóstico precoce da pneumonia, um dos sinais da covid-19. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de cura tem o paciente, uma vez que o tratamento rápido e no estágio inicial da doença evita que o quadro se agrave. Cada tomógrafo tem capacidade para realizar 1.200 exames de imagem por mês. Os equipamentos em funcionamento já fizeram mais de 165 mil exames.

Veja também

Empresa italiana prevê que preço pode cair a partir da Páscoa para os brasileiros.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias