Novos pediatras reforçam o atendimento no Centro de Saúde da Criança Almir Branco

às

O Centro de Saúde Almir Branco se tornou uma referência no atendimento clinico de pediatria em Rio Bonito. A unidade, que ficou fechada por vários anos, passou por reformas e foi reaberta pelo prefeito José Luiz Mandiocão em maio deste ano. Para melhorar e ampliar o atendimento, a secretaria de Saúde contratou novos pediatras, através do processo seletivo, que já estão atendendo na unidade. O local também oferece todas as vacinas do calendário nacional de vacinação, teste de pezinho e da orelhinha, além de sala de vacinação e sala de coleta de leite humano.

Segundo a Coordenadora de Imunização da secretaria de Saúde, Jane Lima,  a maior parte da demanda de atendimento pediátrico é feita no Almir Branco. Ela explicou que a marcação das consultas são realizadas no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Junior, na Mangueirinha, que encaminha o agendamento com o dia e horário para o Centro de Saúde Almir Branco. Em relação a vacinação, teste do pezinho e da orelhinha, o atendimento é feito diretamente no local.

“As mães ou responsáveis pela criança marcam a consulta no Loyola, onde é agendado o dia e horário do atendimento do pediatra no Almir Branco, que atendem de terça a sexta-feira”, explica Jane Lima.

Teste da Orelhinha – No Centro de Saúde Almir Branco também são realizados  procedimentos fundamentais para garantir a saúde do bebê, como a triagem neonatal auditiva (teste da orelhinha). O exame é feito, geralmente, no segundo ou terceiro dia de vida do bebê e identifica problemas auditivos no recém-nascido. O exame é indolor e é feito enquanto o bebê está dormindo.

Na unidade de saúde também é feito o teste do pezinho, realizado a partir de sangue coletado do calcanhar do bebê. Ele permite identificar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem desencadear deficiência cognitiva e comprometer a qualidade de vida da criança. O Teste do Pezinho é importante uma vez que as doenças identificadas pelo exame não apresentam sintomas ao nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem levar à deficiência intelectual e causar sérios prejuízos para a qualidade de vida da criança.

“Hoje eu trouxe a minha filha pra fazer o teste do pezinho e da orelhinha e gostei muito, principalmente  do atendimento que agora consigo fazer perto de casa”, afirmou Tainá Teixeira, moradora da Bela Vista, mãe de Mariah, de 25 dias.

 

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias