Visando promover a educação em saúde sexual para os jovens, a prefeitura municipal de Tanguá começou a percorrer, inicialmente, as escolas de Ensino Médio da cidade, promovendo palestras sobre o assunto.
A proposta foca na comunicação e conscientização dos jovens, para evitarem, futuramente, uma série de reflexos sociais.
Segundo o responsável pela coordenação das oficinas educativas do Centro de Referência da Juventude, Pedro Morelli, a orientação dos jovens de Tanguá sobre saúde sexual e reprodutiva são de fundamental importância para que se construa uma corrente de segurança entre eles.
O secretário de Comunicação Social, Chailon Conceição, pasta que também é responsável pela Coordenação de Juventude, diz que os indicadores do município demonstraram ao prefeito Rodrigo Medeiros a necessidade de se fazer um trabalho mais ativo nessa parcela da população.
A Casa Rosa de Tanguá, através das suas profissionais de saúde, está sendo fundamental para esse trabalho.
“A gente sabe que muitas vezes falta diálogo em casa. Portanto, essa dinâmica, além de proteger contra o abuso sexual, a conscientização nas escolas ajuda a evitar casos de gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis”, disse Chailon.
A dinâmica, conduzida pela Casa Rosa de Tanguá e a Coordenação de Juventude, trata anatomia feminina e masculina, infecções sexualmente transmissíveis (IST), gravidez na adolescência, métodos contraceptivos, além de esclarecer mitos e verdades.
Ainda segundo a diretora da Casa Rosa, Ciele Ribeiro, que cuida do atendimento às mulheres da cidade, é comum jovens terem inúmeras dúvidas sobre o tema.
” É incrível ver como muitas dúvidas vão surgindo ao longo da dinâmica. Agora, vamos avançar para outras unidades escolares e turmas”, afirmou a diretora Ciele.