Paes vira réu por corrupção, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica

às

O ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (DEM) foi denunciado pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio), hoje (8), por corrupção, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Paes é pré-candidato à prefeitura e aparece como principal nome da corrida eleitoral em pesquisas de intenção de votos realizadas até o momento.

A denúncia foi oferecida pelo MP-RJ por meio do Gaecc (Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção) e aceita na Justiça Eleitoral pelo juiz Flávio Itabaiana Nicolau. O magistrado é o mesmo que decretou a prisão de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro e apontado como operador financeiro em um suposto esquema de “rachadinha” na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).

A assessoria de Paes ainda não se manifestou. Por conta da denúncia, foi cumprido hoje um mandado de busca e apreensão na casa de Paes. Além dele, outras quatro pessoas investigadas se tornaram réus com a denúncia aceita pela Justiça Eleitoral. A decisão, porém, não torna o ex-prefeito inelegível para a eleição municipal.

Em março deste ano, Paes já se tornou réu por causa de outra investigação, mas no MPF (Ministério Público Federal). O ex-prefeito é investigado por suposto direcionamento na licitação de construção do Complexo Esportivo Deodoro Norte para a Olimpíada do Rio-2016. Ele foi denunciado por corrupção passiva, fraude em licitação e falsidade ideológica.

Eduardo Paes foi prefeito do Rio por dois mandatos, entre 2009 e 2016. Na última eleição para o estado, em 2018, Paes foi ao segundo turno, mas perdeu para Wilson Witzel (PSC), governador que foi afastado do poder há mais de uma semana.

Veja também

No último dia de 2024, Lula sancionou lei que cancelou o retorno do seguro obrigatório.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias