‘Participa’ divulga primeira avaliação dos parlamentares riobonitenses

às

Três meses após o lançamento do Comitê de Acompanhamento à Câmara Municipal, o Grupo Participa divulgou a primeira avaliação dos parlamentares riobonitenses. Autor do Projeto de Lei que impede a construção de barragens no munícipio, Claudinho do Bumbum Lanches obteve a melhor nota (9,8) entre os nove vereadores avaliados. Já no outro extremo aparece o vereador Neném de Boa Esperança, com a nota 3,0. De acordo com o grupo, Neném “nada apresentou nesse período e sequer usou a tribuna”.

O segundo vereador melhor avaliado foi Humberto Guarda, autor do Projeto de Lei que estabele multa para quem for pego jogando lixo no chão. Ele teve nota 9,6. Um dos idealizadores do ‘Participa’, o fotógrafo Fabio Fernando Pereira, falou sobre o resultado. “Claudinho e Humberto foram os únicos que apresentaram projeto de lei nesse período. Por isso, tiveram as melhores notas. Marlene, por exemplo, que teve nota 7,0, poderia ter alcançado nota máxima se apresentasse algum projeto de Lei”, explicou Fábio, ressaltando que troca de nome de ruas não é considerado projeto de lei pelo grupo.

O grupo, que compareceu a todas as sessões legislativas dos últimos três meses, avaliou os seguintes quesitos: frequência, comportamento pessoal, atuação parlamentar, produção legislativa e fiscalização do executivo. “Frequência e comportamento tiveram peso 1. Já a atuação e fiscalização, peso 2. E produção legislativa peso 3. É importante destacar que fizemos uma avaliação técnica. Essa avaliação não tem intuito qualitativo, apenas analisamos esses aspectos citados e pontuamos cada vereador”, disse Fábio.

Piores avaliados

O vereador Rafael do Rio do Ouro também não foi bem avaliado pelos integrantes do Comitê. Apesar de ter comparecido a todas as sessões, Rafael “não usou a tribuna e apresentou poucas indicações/requerimentos”, ficando com apenas 3,4. Fernando da Mata, com 5,8, fecha o trio com o pior resultado. Dilon (6,7), Reis (6,6) e Fabiano Xeroca (6,3) ficaram no meio da tabela. O presidente da Casa, Humberto Belgues, não foi avaliado devido a sua função na mesa diretora.

“O resultado já aponta alguns aspectos interessantes que permitem ao eleitor avaliar como anda seu representante. Em dezembro, vamos divulgar uma nova avaliação e assim poderemos traçar um comparativo de evolução de cada parlamentar”, encerrou Fabio.

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias