Operação no Complexo do Salgueiro
Policiais Civis da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil (SSINT) realizaram a operação no Complexo do Salgueiro com o objetivo de localizar lideranças do tráfico de drogas daquela região, dentre elas o traficante DALTON LUIZ VIEIRA SANTANA, conhecido como DT, suspeito de ter assassinado e esquartejado BIANCA LOURENÇO SILVA, de 24 anos, sua ex-namorada.
A operação também tinha como alvos chefes do tráfico de drogas do Ceará que se encontram escondidos no Salgueiro, em São Gonçalo/RJ, conforme informações de inteligência da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO – e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP – da Polícia Civil do Ceará. Durante a incursão, que contou com veículos blindados e aeronaves da CORE, os agentes foram atacados por traficantes que se esconderam em casas da localidade conhecida como Conjunto da Marinha e também nas matas e nos mangues que cercam o local.
Alvos prioritários da Polícia Civil do Ceará, os criminosos JOSÉ ERASMO DE SOUSA FILHO, conhecido como ERASMO, e CARLOS MENEZES BEZERRA, conhecido como CARLINHOS, possuíam mandados de prisão em aberto e eram apontados como líderes do Comando Vermelho no Nordeste. Os dois foram mortos na operação, de acordo com as informações iniciais. ERASMO era apontado como a maior liderança em liberdade da “TROPA DO LAMPIÃO” ou “BONDE DO FANTASMA”, responsável pelo tráfico de drogas, além de inúmeros homicídios e roubos em regiões do Ceará, de acordo com as informações da DRACO e do DHPP do Ceará. Também é atribuída a ERASMO a gravação de um vídeo com grande quantidade de fuzis, pistolas e granadas, bem como com trajes camuflados, exaltando a organização criminosa e ameaçando dominar o Estado do Ceará e a cidade de Fortaleza.