A Polícia Civil suspendeu o atendimento presencial em todas as delegacias do estado do Rio de Janeiro por 15 dias como parte das ações de combate ao coronavírus. A decisão foi publicada na última sexta-feira (13) no Boletim Informativo da Secretaria de Estado da Polícia Civil.
Neste sábado, as delegacias já estavam com um aviso na porta, informando sobre o novo regime de funcionamento. A decisão segue o decreto do governador do RJ, Wilson Witzel, que proíbe aglomerações, suspende aulas e restringe atividades de órgão públicos, entre outras medidas.
A resolução SEPOL nº 116/2020 abre exceções para casos emergenciais:
- Roubos de veículos;
- Casos em que possa ocorrer o perecimento da prova, demandando imediata intervenção policial;
- Homicídios e remoções de cadáver;
- Autos de prisão em flagrante;
- Outros casos, a critério da autoridade policial ou dirigente do órgão, em que seja configurada hipótese de emergência
Nesse período, os policiais vão trabalhar remotamente, usando os sistemas e aplicativos próprios da Polícia Civil e seguindo o mesmo horário de trabalho.
O decreto estabelece que as chefias dos órgãos subordinados à Secretaria de Polícia Civil vão fazer escalas de trabalho e garantir que pelo menos um servidor esteja presencialmente no órgão diariamente.
A decisão também proíbe emissão de passagens aéreas e diárias, e cancela todos os eventos pelo prazo de 15 dias.
Nesse período, as vítimas de crime não deverão ser encaminhadas aos hospitais públicos a não ser em caso de emergência médica.
Foto: Marion Monteiro/G1