Cerca de 15 mil motoristas que diariamente saem da Ponte Rio-Niterói para acessar a Linha Vermelha. Um trânsito que foi agravado pela obra do BRT TransBrasil. Mas em cinco meses esse cenário vai mudar. Já é possível ver à direita, na altura do pórtico 3 da Reta do Cais, o viaduto avançando rumo ao Arsenal de Guerra e margeando o Cemitério São Francisco Xavier, no Caju. Ainda há intervalos a serem preenchidos, mas nada que possa atrasar o cronograma das obras.
Serão 2.500 metros de um viaduto que passará sobre a Rua Carlos Seixas, no Caju. Ele chegará à Linha Vermelha na altura Km 3 da via, ao lado de uma fábrica de concreto às margens da rodovia, a um quilômetro do atual acesso para quem sai da Avenida Brasil. A expectativa da Ecoponte é que a construção beneficie 20% dos cerca de 75 mil motoristas que usam a Ponte em direção ao Rio diariamente.
Como contrapartida ao Exército pelo uso do Arsenal de Guerra, a Ecoponte está construindo um novo prédio da Imbel (Indústria de Material Bélico do Brasil), no Caju. O antigo foi abaixo para dar lugar a um trecho da alça viária. A concessionária também construiu dois imóveis na Vila Militar. Além disso, a corporação ganhou um terreno em Brasília cedido pelo Secretaria do Patrimônio da União.
Infográfico e Imagem: Jornal O Globo