O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, participou nesta terça-feira (1º/10) de uma recepção para os primeiros 120 professores aprovados no concurso público realizado no início deste ano. O evento foi realizado no Cine Henfil, no Centro, e contou com a presença da equipe gestora da Secretaria de Educação. Os profissionais recebidos vão atuar como docentes II, trabalhando com turmas da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. No total, 69.384 candidatos disputaram 326 vagas durante a seleção, feita pela Coordenação de Seleção Acadêmica da Universidade Federal Fluminense (Coseac UFF).
Fabiano Horta afirmou aos professores que a cidade vive um crescimento populacional à taxa de 10% ao ano, motivado por benefícios como transporte público tarifa zero, programas como Renda Básica da Cidadania e o Passaporte Universitário, mas também porque promove uma educação de caráter inclusivo.
“Garantimos o ir e vir como um direito inalienável do cidadão, a renda básica é uma marca de nossa cidade bem como as bolsas universitárias. Mas estamos construindo também uma educação inclusiva, numa escola que lida com tecnologia, agroecologia e artes em tempos de transição de um mundo caótico. Eu saúdo a todos e desejo que sejam felizes nesta caminhada em nossa cidade”, disse o prefeito.
O secretário de Educação, Márcio Jardim, também discursou e citou o histórico educador Paulo Freire, aos afirmar que a valorização do profissional de educação passa pelas condições materiais e, com base nisso, Maricá paga hoje o melhor salário para o ensino fundamental em todo o Brasil.
“Esse profissional tem que ganhar bem, precisa se vestir, se alimentar, consumir leitura e arte, e tudo isso tem um custo que buscamos suprir. Além disso, observamos também a pluralidade dentro do conceito de educação inclusiva, construímos valores democráticos e cidadãos aqui, e isso será cobrado de vocês, que terão todos os recursos tecnológicos para obter. Sejam bem vindos a Maricá, a capital brasileira do acolhimento e das utopias!”, frisou.
Já o subsecretário Rodrigo Moura pontuou os bons resultados da Educação em Maricá nos últimos anos, como as metas alcançadas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
“Nossa gestão nos permitiu caminhar e obtivemos esses bons resultados. Estaremos sempre na secretaria à disposição para ouvir vocês e entender o que é melhor para o coletivo. Sem falar que Maricá é uma cidade linda e vocês irão se apaixonar, tenho certeza”, garantiu.