Prefeitura capacita produtores para diversificar a produção rural

às

A prefeitura de Rio Bonito, em parceria com a Emater-Rio, promoveu o encontro técnico do caqui, destinado a produtores rurais da cidade, realizado nessa quarta-feira (4), no Sítio Recanto das Águas, no Rio Seco. A iniciativa visa capacitar os produtores, promovendo o acesso a técnicas de cultivo agroecológicas, e implantar culturas diferentes na produção rural do município.  O encontro contou com a presença da secretária de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Daniele Rodrigues, da Supervisora local da Emater, Delaine Arneiro, entre outros.

O engenheiro agrônomo e supervisor da Emater-Rio na região serrana, Alexandre Teixeira, fez uma palestra sobre o plantio de caqui e a possibilidade de diversificação da produção local. Ele também falou sobre as técnicas de plantio, poda e venda dos frutos que tem boa aceitação no mercado, e pode ser incluído nos produtos da Agricultura Familiar, que são comercializados para as escolas municipais.

“A poda, feita com eficiência, garante o sucesso da cultura do caqui. Como hoje o mercado prioriza a qualidade, essa prática torna-se cada vez mais importante”, explicou Alexandre Teixeira, autor de várias publicações sobre a cultura do caqui.

Esse é o segundo evento realizado com apoio da secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, para impulsionar e diversificar a produção rural do município. O primeiro foi o Dia Especial da Goiaba, realizado na Fazenda Campo Verde, em Jacundá, na semana passada.

“Obrigados a todos os produtores que compareceram no evento e, principalmente, por acreditarem no nosso projeto de diversificação de culturas. Para mim é gratificante, pois na semana passada teve o dia da goiaba e hoje poder estar aqui e falar do caqui. A nossa intenção é trazer para Rio Bonito novas culturas. Quero muito que vocês plantem e trabalhem em prol da merenda escolar. Não adianta só produzirmos laranja, aipim e limão. Temos uma terra rica e uma variedade enorme de produtos que poderiam ser produzidos e comercializados aqui na cidade e aumentar a renda familiar de todos vocês”, explica a secretária Daniele Rodrigues.

O próximo evento será a Oficina de Avicultura Caipira, no dia 26, no Sítio Recanto das Águas, no Rio Seco, também destinado a produtores rurais do município. O evento tem a parceria da Emater-Rio, através do Programa Rio Rural.

Veja também

O acidente aconteceu após um voo de parapente no Parque da Cidade
às
Apresentação vai acontecer neste domingo (10)
às
Com eles, foram apreendidos 811 pinos de pó branco, 324 trouxinhas de maconha e 24 pedras de crack, segundo os policiais
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias