Casimiro de Abreu intensifica a campanha contra Sarampo

às

Na região sudeste do País, o estado do Rio soma alguns casos da doença e o estado de São Paulo já registra um surto. No município de Casimiro de Abreu não houve casos. A vacinação é importante para a prevenção! Trata-se de uma doença muito contagiosa. A transmissão ocorre através da secreção, como gotículas de um espirro ou tosse. A doença provoca manchas vermelhas na pele e pode deixar sequelas graves.

Crianças maiores de 1 ano, adolescentes, jovens e adultos até 49 anos já estão incluídos na vacinação de rotina contra sarampo, que ocorre ao longo do ano. Estes, se ainda não foram imunizados, devem aproveitar para acertar a caderneta de vacinação, recebendo a Tríplice viral, que é a vacina que também protege contra o sarampo. Consulte a caderneta. Na dúvida se já tomou ou não, procure o posto de vacinação mais próximo.

Para pessoas com mais de 49 anos, a vacinação é recomendada se forem viajar para cidades onde há casos de sarampo. Neste caso a pessoa deve passar por avaliação médica. A imunização, se indicada pelo médico, deve ser feita no mínimo 10 dias antes da viagem. Segundo o Ministério da Saúde, nesta faixa etária é rara a incidência da doença.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar cerca de 400 bebês entre 6 e 11 meses, alcançando 100% da população na faixa etária. A recomendação de imunizá-los é importante, pois trata-se de crianças que nesta fase estão mais desprotegidas, ainda com baixa imunidade e precisam de cuidados especiais.

Em todo o Brasil, já foram confirmados mais de 2 mil casos, nos seguintes estados: Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Espirito Santo, Sergipe e Paraná.

Sintomas

O paciente pode ter perda de apetite e apresentar conjuntivite, com olhos vermelhos e lacrimejantes. Surgem manchas vermelhas na pele, erupções que podem começar no rosto, na região atrás da orelha, e vão se espalhando pelo corpo. O paciente também pode sentir dor de garganta. A maioria começa a se sentir melhor depois de dois dias do início da erupção na pele. Depois de três a quatro dias, as manchas começam a ficar mais castanhas e tendem a desaparecer.

Veja também

Abrindo o primeiro final de semana de maio, neste sábado e domingo (04 e 05/05), a Praça Marechal Floriano Peixoto
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias