Prefeitura de Itaboraí informatiza as Unidades Básicas de Saúde

às

As Unidades de Saúde da Família de Itaboraí começaram a ser informatizadas. Os sistemas já foram lançados inicialmente em oito unidades, servindo de modelo para a inclusão digital da rede de toda a cidade. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, atendendo a uma determinação do Ministério da Saúde no que diz respeito à utilização de prontuários eletrônicos nas Unidades Básicas do Sistema Único de Saúde – SUS de todo país.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todas as 38 Unidades de Saúde da Família receberão computadores e a informatização trará muitos benefícios com relação às informações do dia a dia e na qualidade dos atendimentos aos pacientes. Todo procedimento feito nas unidades será registrado de forma eletrônica, proporcionando também um maior controle do gasto público.

“Vamos poder evitar, por exemplo, a repetição de exames feito por um paciente, saber que região apresenta determinada patologia e identificar logística de onde estamos precisando de mais agentes comunitários de saúde”, comentou o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio. Ele ainda afirma que tal medida é o primeiro passo para a implantação do Prontuário Eletrônico, como determina o Ministério.

A Unidade de Saúde da Família de Joaquim de Oliveira foi a primeira a receber o equipamento e ser modernizada, servindo de modelo para outras sete: Ampliação, Cabuçu, Itambi, Planalto Marambaia, Vila Brasil, Visconde e Vila Rica.

A previsão para a finalização dos trabalhos de informatização é que aconteça no mês de junho. Junto com a informatização, os profissionais estão sendo capacitados para utilizarem de forma correta o sistema e-SUS AB. Cada um será responsável pela digitalização da sua produção.

Júlio César afirma que pouco a pouco vem organizando a Saúde de Itaboraí e que não vem medindo esforços para oferecer um melhor atendimento à população. “Estamos fortalecendo cada vez mais os atendimentos. Temos uma dificuldade muito grande na contratação de médicos para as unidades, eles não consideram vantajoso se deslocarem, muitas vezes, para um local distante, rural. Mas estamos nos esforçando para resolver esses impasses e aceitando currículos para contratação de especialistas para nossas unidades”, disse o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio.

Veja também

Empresa italiana prevê que preço pode cair a partir da Páscoa para os brasileiros.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias