Condicionamento físico, coordenação motora, bem-estar e ritmo. Estes são alguns dos benefícios da prática do balé, uma das diversas atividades oferecidas pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, em parceria com o Ministério do Esporte e a Universidade Federal Fluminense (UFF). As aulas são gratuitas, divididas em 10 núcleos estratégicos espalhados na cidade.
No núcleo em Porto das Caixas, as aulas de balé contam com mais de 80 alunos e acontece de segunda-feira a sexta-feira, nos turnos da manhã, das 8h às 11h e na parte da tarde, das 14h às 17h. As turmas são divididas entre crianças, jovens e adultos e ainda tem vagas disponíveis para os interessados.
De acordo com a coordenadora do Pelc de Porto das Caixas, Jéssica Hammerschlag o programa oferece aos alunos participantes uma oportunidade de estarem envolvidos em atividades físicas, culturais e de lazer, envolvendo todas as faixas etárias, incluindo pessoas com deficiência física. “O balé sempre encanta e não poderia ficar de fora do Pelc. O motivo principal do programa é tirar as crianças e jovem das ruas e inseri-los em momentos de integração entre os alunos e pais. Além de estimular a convivência social através das atividades”, afirmou a coordenadora.
No bairro de Porto das caixas, o núcleo conta com aproximadamente 450 inscritos, divididos entre as modalidades de luta (kickboxing e taekwondo), que durante as quartas e sextas-feiras acontecem das 21h às 23h. Já os jogos de quadra (futebol, futsal e vôlei), ocorrem nas segundas, terças e quintas-feiras, no turno da manhã de 8h às 11:30h e da tarde, das 15h às 18h. As aulas de música, canto e violão são nas terças e quintas-feiras, 8h às 11h, e a tarde, das 13h às 17h. Além das aulas de ginástica preparatória, balé e zumba, que acontecem de segunda-feira a sexta-feira, nos turnos da manhã, das 8h às 11h e na parte da tarde, das 14h às 17h.
“Gosto muito de participar das aulas de balé, são animadas. O que aprendi de mais legal foi fazer o “plié”. Sonho em um dia junto com minha turma apresentar nossa dança em teatro grande”, disse Lavínia Glaudino, 8 anos, aluna do curso de balé.
O PELC é destinado para pessoas a partir dos seis anos de idade, sem idade limite, e também para portadores de necessidades especiais. Para se inscrever basta procurar um dos núcleos ou subnúcleos, com os seguintes documentos: original do RG, CPF e comprovante de residência. Menores de 18 anos deverão ir acompanhados do responsável.
Abaixo seguem os locais e endereços dos núcleos e subnúcleos com atividades oferecidas pelo PELC. As modalidades oferecidas serão informadas por cada núcleo.
Vila Brasil
Capela Santa Edwiges, na Rua 7, s/nº
Quadra poliesportiva da Escola Municipal Antônio Carlos Rodrigues Mororó, na Rua Bahia, nº 395 (subnúcleo)
Porto das Caixas
Associação de Moradores de Porto das Caixas, na Avenida Nossa Senhora da Conceição, s/nº.
Quadra Poliesportiva de Porto das Caixas, na Rua 6, s/nº (subnúcleo)
Retiro São Joaquim
Centro Educacional Pedagógico Plínio Paschoal, na Rua Maceió, lote 4, quadra 120
Campo do Ernani, na Avenida Belo Horizonte, s/nº (subnúcleo)
Itambi
CIEP 451 – Eliza Antônia Rainho Dias, na Rua Augusta de Jesus, s/n – Itambi,
Campo da Bacia (subnúcleo)
Sambaetiba
Centro Comunitário de Sambaetiba, Estrada de Sambaetiba, s/nº
Quadra poliesportiva, da Escola Municipal Geremias de Mattos Fontes, na Avenida Carlos Alberto Mendonça, s/nº (subnúcleo)
Rua 100
Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Rua F, quadra 165, lote. 3 e 4
Quadra poliesportiva da Rua 100, na Rua Papa João XXIII, 1318-1390 (subnúcleo)
Campo do Sr. Moacyr, na Rodovia Governador Mário Covas, nº 80, em Ampliação (Sub núcleo)
Joaquim de Oliveira
Associação de Moradores de Joaquim de Oliveira, na Rua 5, lote 325
Marambaia
Primeira Igreja Batista do Planalto, na Rua Anápolis, nº 329
Campo do Planalto de Marambaia, na Rua Anápolis, s/nº (subnúcleo)
Comunidade da Reta
Capela Nossa Senhora de Fátima, na Rua 28, nº 1983
Quadra poliesportiva da Escola Municipal Genésio da Costa Cotrim, na Rua 20, s/nº (subnúcleo)
Campo do Cruzerinho, no bairro Esperança (subnúcleo)
Venda das Pedras
Primeira Igreja Batista de Venda das Pedras, na Avenida Carlos Lacerda, nº 285
Campo de Venda das Pedras, na Avenida Carlos Lacerda, s/nº (subnúcleo)
Irmãs Passionistas, na Avenida Carlos Lacerda, Areal (subnúcleo)