Em prol das mulheres vítimas de violência, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS) realizou na última quarta-feira (18) a inauguração de novas instalações do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), que promove todo o acolhimento e identificação das demandas de mulheres em situação de violência.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social Estevan Assis relatou sua gratidão por mais um equipamento disponibilizado a população. “O nosso prefeito tem buscado incansavelmente por recursos e melhorias. Nossa Secretaria é formada por 90% de mulheres empoderadas e que são referências para essas mulheres vítimas de violência. Podem contar conosco, prezamos por assegurar os direitos e as políticas públicas para população. Em Itaboraí não é diferente do resto do país, ainda existe um risco muito grande relacionado à violência contra mulher e o CEAM e seus parceiros estão aqui para apoiar. Somos uma rede do bem”, afirmou o secretário.
A solenidade contou com homenagens a mulheres da cidade, como a assessora de gabinete de Educação, Cultura e Turismo, Sueli Lopes; a co-autora da lei 12.764, que leva seu nome, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista, Berenice Piana; a terceiro Sargento da PMERJ e Patrulha Maria da Penha, Aline Goettnauer; a militante da saúde e assistência social no município, Glória Maria França e a juíza titular da 2ª Vara Criminal de Itaboraí, Drª Juliana Cardoso.
A Banda da Guarda Municipal abrilhantou o evento, que contou com uma roda de conversa onde a psicóloga do Movimento de Mulheres em São Gonçalo, Cristiane Pereira, falou sobre violência doméstica. A assistente social do Programa da Saúde da Mulher, Rosana Passos também comentou sobre violência doméstica e saúde. Na ocasião, também houve um sarau de empoderamento feminino com diversas músicas e declamações de poesias.
De acordo com a coordenadora do CEAM, Naila Freitas, 235 mulheres forem situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência doméstica foram acolhidas de janeiro a novembro deste ano na cidade. “Agradeço a todos os presentes, a equipe da SEMDS, aos parceiros do CEAM e ao prefeito Dr. Sadinoel pelo olhar direcionado aos serviços de atendimento à mulher. Muitas mulheres chegam até nós, diversas delas estão sofrendo violência psicológica, que tanto quanto a violência física fere a alma e precisam ser ouvidas e acolhidas. A unidade está de portas abertas para todas, assim assegurando o fortalecimento, autoestima e autonomia dessas vítimas”, garantiu Naila.
O CEAM conta com uma equipe psicossocial, incluindo psicóloga e assistente social, além da parte administrativa. A Vara Adjunta Criminal de Violência Doméstica da Comarca de Itaboraí também encaminha mulheres para serem atendidas pelos profissionais e a Patrulha Maria da Penha, já em funcionamento no Tribunal e no 35º Batalhão de Polícia Militar, dá suporte em casos graves.
Prestigiando o evento, estiveram os secretários municipais de Segurança e Defesa Civil, Luiz Alberto Mendonça; de Saúde, Júlio César Ambrósio; o ouvidor do município Leonidas Souza; a presidente da Itaprevi, Andréia Daumas; o consultor geral do município, Sílvio Pinho; o vereador Paulo Alves e o presidente da 25ª Subseção da OAB-RJ, Lauro Matos.
O Ceam fica localizado na Rua João Caetano, nº 40 B, Centro.