Os bebês que nascem na maternidade do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Itaboraí podem ser registrados sem que os pais precisem sair da unidade hospitalar. O local conta com uma Unidade Interligada do Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais do 1º distrito de Itaboraí dentro do hospital, para a confecção do registro de nascimento, ato gratuito por lei e de grande importância.
A Unidade Interligada fica ao lado da maternidade do hospital, e funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Para fazer o registro é necessário os seguintes documentos originais: RG e CPF da mãe e do pai; Declaração de Nascido Vivo (DNV) e certidão de casamento, caso os pais forem casados. Podem ser usados também como documentos, a carteira de trabalha ou CNH.
Após o nascimento, os pais são encaminhados a Unidade e apresentam as informações e os documentos necessários para o registro. Com a certidão de nascimento, a criança passa a ter sua existência reconhecida pelo Estado, e assim pode ser incluída em seus cadastros e contemplar os projetos sociais. Outra novidade é que a certidão já vem com os números do CPF e RG da criança e é entregue imediatamente ao declarante. Apesar da comodidade oferecida, não é obrigatório o registro dentro do hospital.
Segundo a escrevente do Cartório, Gleiciane Torre, a Unidade Interligada funciona a aproximadamente 4 anos dentro do hospital e ressalta que somente no último mês de abril, foram 73 bebês registrados na Unidade. “Quase todos os bebês que nascem aqui são registrados, mas quando a mãe tem alta no final de semana, muitos preferem registrar no cartório, do Centro da cidade. Vale ressaltar que eles podem voltar aqui para fazer o registro”, comentou Gleiciane.
Quem aproveitou o serviço foi o pai da pequena Maysa, que nasceu no último dia 3 de maio. Wemerson Ursulano Estevam, 20 anos foi registrar a filha e aprovou a rapidez do atendimento. “A maternidade nos informou sobre o cartório aqui do hospital e prontamente vim saber como era o procedimento. Trouxe todos os documentos e em poucos minutos já sai com a certidão da minha filha em mãos”, disse Wemerson.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio, esta Unidade Interligada do Cartório é de suma importância para os pais, que já saem com seus filhos registrados. “Um dos principais objetivos é fazer com que todas as crianças já saiam do hospital com sua certidão de nascimento. E assim, não tenham dificuldades de requererem seus direitos”, disse o gestor da pasta.