Com recursos dos governos estadual, federal, e também municipal, a Prefeitura de Rio Bonito está realizando a manutenção das estradas vicinais com máquinas do Programa + Agro Rio Bonito, através das Secretarias de Obras e de Agricultura. Nas últimas semanas, o prefeito Leandro Peixe visitou áreas em que o trabalho vem sendo feito dentro das propriedades dos agricultores, como por exemplo em Rio Seco, onde moradores relatam a necessidade que havia, e o benefício que a iniciativa trouxe.
O produtor rural Lindomar Costa, mais conhecido como Mazinho, de 52 anos, que há 13, planta e vende laranja, conta que com a estrada que a Prefeitura abriu no acesso da sua propriedade até o laranjal, o tempo que levava para colher a produção, reduziu em cerca de 2h.
“Para mim, foi muito bom (a melhoria da estrada) para transportar a laranja. Eu estava precisando, estava tendo dificuldade de consertar o caminho para o acesso (ao laranjal), agora tem um caminho melhor. Não tenho nem palavras. Antes, tirava 150 caixas de laranjas de 6h até 12h, agora acabo umas 10h. Eles estão fazendo um trabalho bonito, trabalho de equipe. Estão ajudando muito a mim e aos vizinhos”, contou o agricultor.
O prefeito Leandro Peixe disse que se emocionou quando viu a satisfação dos agricultores com o trabalho realizado.
“Fui acompanhar o trabalho que estava sendo feito, quando cheguei lá e vi as pessoas maravilhadas com tudo que foi realizado, aquilo foi emocionante. Estamos fazendo para eles. O interior nunca foi tão assistido como está sendo na nossa gestão. Agradeço aos secretários Teilor (Cerqueira, secretário de Agricultura), Janderson (Muniz, secretário de Cultura e Turismo), e Paulinho (Paulo Gustavo Moraes, secretário de Obras). Isso mostra a força do grupo, da equipe que temos nessa gestão. Sou um cara que vivo o momento, faço porque amo, faço o que gosto. Vamos continuar trabalhando porque é isso que viemos fazer, fazer a população de Rio Bonito voltar a sorrir”.
Manutenção das estradas
Para realizar o trabalho da manutenção e abertura de estradas, a Prefeitura está usando um maquinário de peso, como patrol, retroescavadeira, trator equipado com roçadeira, arado, grade e pulverizador, e ainda o recurso da ‘bica corrida’, como é mais conhecida. O material é o conjunto de pedra britada, pedrisco e pó-de-pedra, sem graduação definida, obtido diretamente do britador, sem separação por peneiração.
Segundo o secretário de Agricultura, Rio Bonito possui 350 km de estradas de chão, por isso as máquinas foram direcionadas para melhorar a vida do produtor e consequentemente dos moradores da localidade. De acordo com Teilor, foi bom ver a confiança que os trabalhadores rurais passaram a depositar no trabalho da Prefeitura após o início da operação das máquinas.
“A gente percebia no olhar, e até as vezes na fala de um produtor rural, que eles tinham uma certa desconfiança de que isso não iria acontecer na prática. É muito bacana a gente ver depois do serviço executado, aquele produtor rural dando crédito e motivado a plantar, diversificar a produção, porque hoje ele pode contar com a Secretaria de Agricultura para trabalhar para ajudar ele no trato da terra, pra ele conseguir aumentar a produção, a renda dele, que é a produção rural”, avalia Teilor.
Texto: Lívia Louzada
Fotos: Nathan Magalhães