A prefeitura de Rio Bonito vem intensificando as obras de prevenção contra as chuvas que, geralmente, ficam mais intensas no verão. O Programa Limpa Rio, realizado em parceria com o Governo do Estado, disponibiliza equipamentos e mão de obra especializada para desenvolver, de forma contínua, ações de desassoreamento e dragagem de rios e canais da cidade. As ações do programa avançaram para uma nova etapa.
Depois de promover a requalificação das margens do rio Bonito ao longo da Bela Vista, para garantir a fluidez e evitar avanço em direção às casas, a limpeza chega no Basílio para seguir em direção ao Parque das Acácias e Cambucás, na comunidade do Rato Molhado, e realizar o mesmo benefício oferecido à região central da cidade. Haverá também a limpeza do córrego que segue ao longo do cemitério Jardim das Acácias que recebe as águas do Parque da Luz, garantindo também a essa região maior vazão em caso de chuvas torrenciais.
Trabalho Preventivo – Ao mesmo tempo, uma segunda frente de trabalho continua atuando no Segundo Distrito para desobstruir o canal que corta o Parque Andreia, e reduzir as chances de transbordamento que há tempos afeta uma grande parcela da população residente naquele bairro. Essas ações vêm promovendo serviços de manutenção e limpeza de leitos e margens de rios e canais, com desassoreamento e requalificação das margens, prevenindo a proliferação de vetores e riscos de inundações, beneficiando diretamente a população do município. O projeto é capitaneado pelo Instituto Estadual do ambiente (INEA), ligado à Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS).
Parceria – Segundo o prefeito Leandro Peixe, a operação Limpa Rio já beneficiou os principais canais e valões que cortam o Centro, que, na maioria das vezes, são a causa dos alagamentos que ocorrem frequentemente na cidade. Mas o trabalho de limpeza dos rios, segundo ele, vai contemplar outros bairros por onde passa o Rio Bonito, principalmente a comunidade de Cumbucais, conhecida como “Rato Molhado”.
“Essa parceria com o Governo do Estado vem possibilitando a realização de várias obras importantes no município. Esse trabalho é fundamental para a prevenção de enchentes e alagamentos na cidade. Mas para isso, a população tem que fazer a parte dela, evitando o descarte de lixo e entulhos em locais irregulares, como margens de rios e córregos”, afirma o prefeito.