No próximo dia 24 de maio começam as inscrições para a 3ª edição do Prêmio Novos Pesquisadores. Projeto da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações, em parceria com a Secretaria de Educação e com o Instituo Federal Fluminense (IFF) – Campus Avançado Maricá, a iniciativa é voltada para a produção de artigos científicos sobre o município de Maricá. O edital está disponível na página da prefeitura – www.marica.rj.gov.br.
O Prêmio Novos Pesquisadores é destinado aos alunos do Ensino Fundamental, Médio e do sistema EJA (Educação de Jovens e Adultos) das redes pública e particular e aos profissionais da Educação, intitulados de orientadores, do município.
“Estamos muito felizes por poder realizar mais uma edição do Prêmio Novos Pesquisadores. Essa ação é de estrema importância na preparação da vida acadêmica do estudante de Maricá”, disse Sérgio Mesquita, secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações.
“Nosso município segue se destacando, resistindo e indo na contramão do que está acontecendo com a educação do nosso país. É muito importante continuar estimulando os jovens maricaenses para que eles, cada vez mais, se interessem e se desenvolvam no universo da pesquisa acadêmica”, frisou o secretário.
As inscrições vão até o dia 19 junho e deverão ser feitas presencialmente na sede da pasta, localizada na Rua Eugenia Modesto da Silva, nº 276, no bairro Parque Eldorado. A lista com as inscrições deferidas e indeferidas será divulgada no dia 25 de junho no site da Prefeitura e no Jornal Oficial de Maricá (JOM).
A 3ª edição do Prêmio Novos Pesquisadores tem como objetivo promover a integração dos saberes no processo de ensino/aprendizagem e suas interfaces com a construção do conhecimento tendo como tema disparador o município de Maricá sob os enfoques histórico, ambiental, cultural, social, econômico e seus arranjos produtivos e sustentáveis, científico e tecnológico e suas iniciativas para a inovação e ética no que se refere ao respeito aos direitos humanos.
“Além disso, todos esses trabalhos que serão desenvolvidos, com certeza, se tornarão um grande legado cultural e histórico do município de Maricá”, avaliou Sérgio Mesquita.
Cada estudante poderá escrever somente um artigo que deve conter entre 8 e 12 páginas. Para participar, o aluno tem que apresentar o comprovante de matrícula e escolaridade, cópia de identidade, CPF, comprovante de residência, termo de autorização do uso de imagem e voz do estudante, além do termo de autorização do responsável pelo estudante e do termo de autorização de cessão de direitos autorais, que estão disponíveis nos anexos do edital de abertura do prêmio.
Já para o professor-orientador é necessária a cópia da identidade, CPF, termo de autorização da imagem e voz e o currículo simplificado. A documentação deve ser entregue na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações.
–