A Prefeitura de Maricá recebeu, na última terça-feira (15/07), representantes da Enel Distribuição Rio para a apresentação e discussão da implantação de uma rede elétrica subterrânea na Rua Álvares de Castro, localizada no Centro da cidade. A proposta está sendo avaliada e passará por readequações com base nas contribuições levantadas durante o debate.
O encontro ocorreu, na sede da Prefeitura, durante a reunião quinzenal entre as secretarias municipais e a concessionária de energia. Durante o debate, a parte técnica do projeto foi exposta, destacando o trecho da rua que deve ser contemplado na fase inicial e os benefícios previstos com a troca dos cabos aéreos por redes subterrâneas.
De acordo com a Secretaria de Energias Renováveis e Iluminação Pública, Verônica Costa, a adoção da rede subterrânea traz ganhos importantes para a segurança, eficiência e estética urbana.
“Estamos indo por um caminho de planejamento de uma cidade mais segura. Outro importante ponto é o planejamento urbano. A rede subterrânea permite um planejamento urbano mais eficiente e organizado, sem necessidade de ter postes e fios aéreos. A cidade fica muito mais bonita”, destacou a secretária.

Rede elétrica subterrânea
Além da redução no risco de acidentes causados por temporais, colisões ou choques elétricos, o enterramento dos cabos contribui para diminuir as interrupções no fornecimento de energia.
Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Infraestrutura (Abemi), a incidência de falhas pode cair até 50% com a utilização do sistema subterrâneo, que também possui maior durabilidade e reduz perdas técnicas.
Leia também: Estrutura de um dos principais festivais de música pega fogo dois dias antes de começar
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.