Ex-morador de rua reconstrói a vida com trabalho de reinserção social em Maricá

Atendido pelo CENTROPOP desde 2022, Antônio Pinheiro Barros conquistou emprego, moradia e retoma vínculos sociais com o auxílio da rede de assistência do município.
às
WhatsApp-Image-2025-07-17-at-17.20.46

Com trabalho de acolhimento e reinserção social, a Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, encaminhou mais um cidadão que estava em situação de rua para uma vida com trabalho e autonomia financeira. Antônio Pinheiro Barros, 50 anos – que foi atendido pela primeira vez no Centro Especializado para Pessoas em Situação de Rua (CENTROPOP), em maio de 2022 – agora retorna a um lar seguro, com seus direitos preservados, após diversas intervenções da equipe do CENTROPOP.

Além disso, leia também:

Jair Bolsonaro é alvo de operação da PF e terá que usar tornozeleira eletrônica

A coordenadora do serviço, Sely Cristina explica que o acompanhamento do usuário se tornou sistemático e que Antônio, vindo de Niterói, foi monitorado de maneira intensiva. “Nós o conduzimos ao Caps-AD e também ao Consultório na Rua (CNAR) para obter atendimento especializado”, diz.

Com apoio dos assistentes sociais, Antônio conseguiu acesso à documentação civil, suporte na elaboração de currículo e enfim o encaminhamento ao mercado de trabalho, onde permanece até hoje.

Ainda segundo a coordenadora do CENTROPOP, Antônio conseguiu atualizar o Cadastro Único e acessar os benefícios sociais. “Para isso, a rede de apoio institucional foi muito importante em sua trajetória e, ao entrar na Casa Abrigo, em Araçatiba, ganhou mais estabilidade social, manteve o emprego e avançou no combate ao uso de substâncias psicoativas”, ressalta.

Reinserção social faz ex-morador de rua retomar a vida – Foto: Prefeitura de Maricá

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Os comerciantes esperam que a procura aumente até o fim deste mês, com a festa julina, que possui apoio da Prefeitura e vai acontecer na Praça Fonseca Portela
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias