Rio Bonito articula ações preventivas com o Governo do Estado contra a gripe aviária

às
WhatsApp-Image-2023-06-05-at-12.15.01-1024x578

Representantes da secretaria municipal de Agricultura e da Vigilância Ambiental de Rio Bonito estiveram reunidos para nivelamento de informações e estabelecimento de ações preventivas para contenção da gripe aviária. O encontro foi coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio, e contou com a presença de Valéria Feder Montez (Médica veterinária), João Alysio Pereira de Mattos (Médico veterinário), Giovana dos Santos Guimarães, do Núcleo de Defesa Agropecuária, e dos médicos veterinários da secretaria de Agricultura, Renata Brandão e Bruno é Bruno Motta, além do Biólogo Olício Ferreira do Nascimento, Técnico em Vigilância Ambiental.

O objetivo foi alinhar com os municípios onde há criações de aves registradas as estratégias de contenção da influenza aviária. O município vem atuando de forma intensa para impedir a disseminação da doença, que, até o momento, atinge as aves silvestres.

“Precisamos que todos os órgãos estejam articulados e preparados em caso de foco, sobretudo se houver contaminação de aves domésticas e comerciais”, garante a médica veterinária da secretaria de Agricultura, Renata Brandão.

Os Sintomas – O diagnóstico da gripe aviária é feito a partir da avaliação dos sintomas e histórico de contato direto recente com aves vivas ou manuseio ou contato desprotegido com aves cruas ou abatidas. Para confirmar o diagnóstico, o médico deve solicitar exames de sangue e um teste de RT-PCR, em que é coletada uma amostra das secreções do nariz para verificar o tipo de vírus que está causando a infecção.
A transmissão do vírus da gripe aviária para humanos é rara, mas pode acontecer por meio de:

• Contato com penas, fezes ou urina de aves infectadas;
• Inalação de pequenas partículas das secreções do animal doente;
• Ingestão de carne malcozida de aves contaminadas;
• Contato desprotegido com carne crua ou aves abatidas contaminadas.

A transmissão de um doente para outra pessoa não é comum, mas o vírus pode sofrer mutações e promover a contaminação entre pessoas pelo contato com secreções ou gotículas do espirro e tosse.

O tratamento da gripe aviária deve ser orientado pelo clínico geral ou infectologista, com o objetivo de evitar complicações da infecção e aliviar os sintomas. Podem ser indicados analgésicos para diminuir a dor, antitérmicos para controle da febre e medicamentos para náusea, em caso de vômitos. O médico pode, ainda, receitar medicamentos antivirais nas primeiras 48 horas após o início dos sintomas.

Em alguns casos, é aconselhada a administração de soro fisiológico diretamente na veia para hidratação e oxigenoterapia para controlar dificuldades respiratórias. Nos casos mais graves, pode ser indicada intubação ou ventilação mecânica.

A gripe aviária tem cura, mas em humanos costuma ser grave e requer atendimento rápido, por isso, em caso de suspeita de contaminação, é importante procurar um serviço médico hospitalar o quanto antes.
Crianças e idosos podem apresentar maiores complicações porque seus corpos demoram mais para reagir e combater o vírus.

Para prevenir a gripe aviária são necessárias algumas medidas, como:

• Evitar o contato direto com os animais infectados;
• Usar sempre botas de borracha e luvas ao tratar de aves, tendo todo cuidado de higiene necessária;
• Não tocar em aves mortas ou doentes;
• Não entrar em contato com locais com fezes de aves silvestres;
• Comer carne de aves bem-cozida;
• Lavar as mãos após manusear carne crua de aves.

Veja também

O índice de raios UV na capital fluminense é considerado extremo. Os ventos ficam fracos a moderados, com rajadas de até 50 km/h.
às
Assaltantes atiravam durante ação criminosa
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias