O Programa de Apoio Pedagógico Especializado de Rio Bonito foi tema do trabalho de comunicação oral no VIII Congresso Nacional de Educação, em Maceió. O Proape que é pioneiro na região e está presente no município, antes mesmo de virar lei federal, foi apresentado por Aline Alves e Erica Costa, professoras responsáveis pelo programa no Departamento de Educação Inclusiva, da Secretaria de Educação.
O objetivo do programa é dar acompanhamento integral para educandos com dislexia, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), repetência de duas vezes consecutivas no mesmo ano escolar e/ou três vezes ou mais alternadas, no espaço escolar do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, principalmente com dificuldades referentes à leitura, escrita e situações de problemas.
A Lei Federal 14.254/21 foi promulgada em dezembro de 2021 e garante que os alunos com transtorno de aprendizagens tenham identificação precoce do transtorno, encaminhamento do educando para diagnóstico, apoio educacional na rede de ensino, bem como o apoio terapêutico especializado na rede de saúde.
O VIII Congresso Nacional de Educação debateu “O futuro da escola: Repensando políticas e práticas”, além de diversos temas transversais que discutiram o caminho que a Educação há de trilhar nos próximos anos.
Secom Rio Bonito – Natan Duarte