A Prefeitura de Rio Bonito proibiu a venda de bebidas alcoólicas destiladas nos boxes do Mercado Municipal, barracas e comércios adjacentes a Praça da Bandeira. A nova determinação está valendo a partir de hoje (22) e o comerciante que descumprir a norma está sujeito a aplicação de multa, além da apreensão da mercadoria.
Nos últimos anos, a Praça da Bandeira, no Centro da cidade, virou ponto de encontro de dezenas de moradores de rua. Durante o dia, é comum vê-los ingerindo bebidas destiladas sem moderação. “Chega a ser triste ver a situação dessas pessoas. Eles passam o dia todo bebendo e depois ficam jogados aí pelo Mercado Municipal. Algumas vezes até brigam entre eles pela bebida. Acho que é uma medida bastante positiva”, disse um comerciante da área que preferiu não se identificar.
No decreto, publicado hoje, a Prefeitura alega que a medida se fez necessária “com vistas a manter a segurança e a ordem pública”. Ainda de acordo com a publicação, “o comerciante ou munícipe que não cumprir o presente decreto sujeitar-se-á à aplicação de multa de 100 UFIRS-RB, além de apreensão da mercadoria, a critério da fiscalização de posturas”.
Destiladas x fermentadas
Bebidas destiladas são geralmente mais fortes e com alto teor alcoólico. São elas: cachaça, rum, tequila, vodka e uísque. Já as bebidas fermentadas, surgem através de um processo de transformação dos açúcares em álcool, ácido carbônico, entre outros produtos. São bebidas fermentadas: cerveja, saquê, vinho e sidra.