Uma ação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro vai contemplar Rio Bonito nesta quinta-feira, dia 23 de março. A iniciativa “Balaio Cultural” reúne fotos de sete artesãos e artesãs que trabalham com fibras naturais na Bacia do Rio São João. Em cada uma das sete cidades integrantes do projeto, além da exposição das fotos, será realizada uma oficina gratuita ensinando uma técnica artesanal.
“Esta ação tem dois objetivos principais, um que é valorizar mestres e mestras destes ofícios tradicionais de cestaria e tecelagem e outro que é multiplicar estes saberes com as oficinas gratuitas”, explica Tadzia Maya, jornalista e pedagoga idealizadora do projeto.
A artesã Patrícia Mendonça vai ensinar a trabalhar a fibra da bananeira no Ecopolo, parceiro da iniciativa, nesta quinta, a partir das 14h30. O espaço trabalha com a tecelagem manual há mais de 20 anos no município.
As inscrições para a oficina são feitas pelo WhatsApp 21 98557-8505. Quem quiser visitar a exposição de fotos, é só comparecer no Ecopolo, nesta quinta (23), a partir das 13h30. O espaço fica na Rua Helena, número 02, na subida da Serra do Sambê, em Rio Bonito.