A Prefeitura de Saquarema lançou o Plano de Flexibilização de Eventos Culturais, em publicação feita na edição extra do Diário Oficial da última sexta-feira (11). Estão incluídos cinemas, teatros, casas de festas, música ao vivo em bares, restaurantes e cafeterias com couvert artístico, conforme o decreto municipal nº 2.048.
Segundo a Prefeitura, o plano elaborado pela Vigilância Sanitária apresenta critérios orientadores e sinalizadores para a retomada gradual das atividades, em função da evolução da pandemia e da capacidade de atendimento hospitalar municipal, essenciais para estabelecer tomadas de decisão.
A reabertura de casas de festas deverá ser feita com 50% da capacidade total, o tempo de duração dos eventos deverá ser reduzido para no máximo quatro horas, com intervalos de três horas entre um evento e outro, para que os empresários possam higienizar o local antes de receber outras pessoas.
A retomada do funcionamento das salas de cinema, também deverá ser realizada com apenas 50% das ocupações ou 1,5 metros de distanciamento entre as pessoas, com interdição de assentos, caso necessário;
e funcionamento máximo por 4 ou 6 horas diárias e por no máximo quatro dias por semana.