Secretaria de Cultura e Turismo de Tanguá é reinaugurada

às
cc3b2d9a-c3b9-49d9-8fd1-67f4af3f5a90

Depois de três meses de obras, a Secretaria de Cultura e Turismo de Tanguá foi reinaugurada na última quinta-feira (13). O setor, que funciona na antiga estação ferroviária da cidade e, por isso tem um alto valor histórico, foi repaginada e ganhou uma nova fiação elétrica, pisos novos, pintura e janelas reformadas.

O local, que antes era formado por dois blocos, agora foi unido e conta com uma área de exposição de objetos representativos para a cidade, como uma foto da folia de reis, uma maquete da antiga fábrica da Cibran e até a mesa do gabinete do primeiro prefeito da cidade, Jailson José Cardoso.

O secretário de Cultura e Turismo de Tanguá, Reginaldo Serrano, explicou que através da antiga estação de trem, é que a cidade foi formada, já que os primeiros habitantes passaram por ela e constituíram famílias na cidade, e que por isso, para contar um pouco da história e do que há em tanguá, foi criado um espaço, que já existia, mas não era usado para este fim, onde estão retratadas a identidade da cidade, como a foto de um dos laranjais – a laranja da região é a primeira fruta do Estado do Rio a obter o selo do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

“A cidade parte desse prédio, é uma estação ferroviária de 145 anos, as famílias tanguaenses se constituem a partir do momento em que as pessoas começam a vir de fora para trabalhar aqui em Tanguá”, explica do secretário.

O secretário ainda deu detalhes sobre a revitalização. “Fizemos a troca do piso do setor cultural, fizemos a parte elétrica porque por muito tempo, como o prédio é antigo, não se tinha planejado essa questão, e foi feito o acesso de um prédio para o outro”.

Reginaldo ainda explicou a intenção do governo de preservar a memória da cidade.

“A gente recebeu alguns objetos como doação e, ainda existem outros objetos que virão, mas o principal objetivo é fazer com que a população acredite na política pública de patrimônio e fazer com que futuramente a gente tenha um centro de memória e se possível um museu. Que a gente possa deixar uma política enraizada e fazer com que as gerações futuras, os próximos governos possam estabelecer um espaço de memória que preserve os patrimônios da cidade”, explicou.

 

Programação cultural

O prefeito Rodrigo Medeiros foi todo elogios à equipe da Secretaria. “A gente tem uma equipe que está muito motivada e preparou com muito carinho essa revitalização desse espaço histórico e cheio de memória, que é nossa estação”. Ele citou ainda a programação turística e cultural que a cidade está recebendo, como por exemplo o Festival Sesc de Inverno, que será realizado em Tanguá nos dias 22 e 23 de julho. Paulinho Moska se apresentará no dia 22 e Leandro Sapucahy no dia 23.

 

 

 

Lívia Louzada

 

Veja também

Cerca de 600 atletas, de mais de 15 cidades ao redor do Estado, são esperados na decisão
às
Outros agentes municipais fizeram a denúncia contra a profissional suspeita
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias